Pela Lei nº 11.721, assinada em junho de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data havia sido criada, há dez anos, pela Federação Latino-Americana de Obesidade, porém reconhecida, em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade.

Combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 19% da população brasileira, ou seja, uma a cada cinco pessoas está acima do peso. O índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.

Para rastrear os casos de diabetes, de 14 a 30 de novembro o Conselho Federal de Farmácia (CFF) promoverá uma campanha em pelo menos 40 farmácias em todo o País, com  testes gratuitos de glicemia capilar, medir circunferência abdominal e peso. Os casos suspeitos serão encaminhados para diagnóstico médico. Farmácias e farmacêuticos interessados em participar devem acessar o formulário disponível no site www.cff.org.br e nas redes sociais do conselho: Facebook e Instagram.

Obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.

Ilustração: Site Perdendobarriga