A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que até 2050 a população mundial chegue a 9,3 bilhões de pessoas em um contexto de extrema desigualdade, e que, para alimentá-la, será preciso que a produção de alimentos cresça 70%. O desafio é gigantesco. A humanidade terá que expandir a produção, mas levando em consideração que a água doce dá claros sinais de que está rareando e que é necessário preservar a natureza. Paralelo a esta questão, é necessário, ainda, melhorar a qualidade do alimento.

Afora esses aspectos, o alimento está no centro de outros debates, como que classificam alguns deles, ora como “vilões”, ora como “heróis” da saúde. O ovo, o leite, o glúten e a carne são exemplos. E o que dizer dos modismos, sustentados, muitas vezes, por pesadas campanhas publicitárias? Onde entram, nessa discussão, os alimentos funcionais? Qual o papel dos suplementos alimentares? O que dizer sobre busca crescente dos alimentos orgânicos?

As respostas a estas e a outras questões estão com a Drª Priscila Dejuste. Ela é a convidada para falar sobre o tema alimentos: mitos e verdades na “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar na quarta-feira (25), ao vivo, a partir das 15h30 (horário de Brasília), pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas em todo o Brasil e também nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A ENTREVISTADA

Priscila Dejuste é farmacêutica e possui pós-graduação em Farmacologia e especialização em Suplementos Alimentares. Atua como farmacêutica responsável por uma importadora e distribuidora de suplementos alimentares e como professora em cursos de pós-graduação nessa área. DRA. PRISCILA DEJUSTE é conselheira regional de Farmácia de São Paulo e integra o Grupo de Trabalho em Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: CFF