As novas Diretrizes do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs) representam uma grande conquista para a profissão farmacêutica. Frutos de um processo de construção democrática que durou quase dois anos, coordenado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), elas precisam, agora, ser colocadas em prática, para que reflitam, de fato, na qualidade do ensino farmacêutico. Com esse objetivo, CFF e ABEF realizam nos dias 19 e 20 de abril, em Brasília, o Encontro Nacional sobre Estratégias de Implantação das DCNs.

O evento será dirigido a coordenadores, professores, membros de comissões de ensino, de núcleos docentes estruturantes e representantes de entidades de estudantes. “Nossa proposta é reunir alguns dos principais atores da graduação em Farmácia para traçar estratégias que possibilitem aos cursos aplicar as DCNs, considerando as peculiaridades e características institucionais de cada um”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

A assessora da presidência do CFF e uma das integrantes da comissão organizadora do encontro, Zilamar Costa Fernandes, explica que serão apresentados aspectos técnicos e pedagógicos das DCNs para adequação ao modelo de ensino por competências, por meio de relatos de experiências de instituições públicas e privadas que estão implantando esse modelo. “Também serão abordados aspectos relacionados à interdisciplinaridade, metodologias ativas, estágios, avaliação”, comenta