O Conselho Federal de Farmácia (CFF) acompanhou, nessa terça-feira (5), as discussões da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, sobre o acesso a insumos, medicamentos e tratamentos para diabetes no Sistema Único de Saúde (SUS). Os representantes do Grupo de Trabalho sobre Diabetes do CFF, Mônica Lenzi e Wesley Magno Ferreira, participaram da audiência pública que contou com a presença de várias entidades.

De acordo com Mônica, o debate evidenciou a importância da união dos profissionais da saúde para o tratamento da diabetes. É um tratamento multiprofissional que tem o farmacêutico como um dos mais importantes. “Nós viemos participar para entrar nesse universo e nos inteirar porque existe uma lacuna que o farmacêutico pode ocupar. O farmacêutico é o profissional da saúde que a população tem mais acesso, tanto na atenção básica como na farmácia comunitária, e ele está capacitado para atender a esses pacientes com excelência”.

O ponto chave da discussão foi a chegada das insulinas análogas ultrarrápidas ao SUS. Mônica, que ministra palestras e treinamentos para profissionais da saúde e pacientes com diabetes, explica que o material é fornecido em forma de canetas, o que será uma inovação fornecida pelo SUS, e que o potencial para ensinar o uso desta tecnologia é o farmacêutico.

Embora o Ministério da Saúde (MS) já tenha realizado uma licitação para a compra das canetas, na audiência não ficou definido em que momento elas estarão disponíveis ao SUS. De acordo com Wesley, o entrave que impede a liberação do medicamento se dá porque “eles não licitaram todos os insumos necessários para a utilização dos dispositivos (caneta).”

A reunião ocorreu por requerimento da deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) e teve como convidados para compor a mesa, o coordenador geral de gestão de atenção básica do MS, Arnoldo de Oliveira Junior; o assessor técnico e representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton Chaves; a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Hermelinda Pedrosa; a conselheira fiscal da Sociedade Brasileira de Diabetes, Nely Queiroz; e a representante da Associação de Pacientes com Diabetes (ADJ Diabetes Brasil), Vanessa Pirolo.

Fonte: Comunicação do CFF