Após registrar superávit de R$ 350.330,99 na arrecadação de 2018 em relação ao montante de 2017 e redução de R$ 333.539,23 nas despesas, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) investe na modernização da fiscalização, de forma a torná-la mais rápida e eficiente. Está em fase de implantação a Fiscalização Eletrônica Móvel (FEM) com o uso de tablets já adquiridos pelo Conselho, um total de cinco; e internet móvel em processo de licitação, o possibilitará ao farmacêutico fiscal acesso a todas as informações dos estabelecimentos e do profissional farmacêutico em todo o Estado. Além desses equipamentos, o Setor de Fiscalização do CRF-RO conta com uma frota de veículos nova, com duas caminhonetes, uma na sede em Porto Velho e outra na Seccional em Cacoal, e dois veículos locados.

Com o investimento a FEM, conforme o presidente do CRF-RO, João Dias de Oliveira Júnior, além do serviço mais rápido, o farmacêutico fiscal terá melhores condições para realizar um trabalho mais educativo, preventivo e orientativo, sem necessidade do uso de papel.

“Com este sistema moderno, ágil e eficaz, o recebimento das informações de inspeção fiscal será feito de forma segura, efetiva e rápida, transmitindo posteriormente todas as informações para o banco de dados na sede do Conselho”, observou.

Com base na Resolução nº 648/2017 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), as fiscalizações dos Conselhos Regionais de Farmácias (CRFs) são realizadas com o preenchimento de fichas do exercício das atividades, que estão disponíveis no novo sistema.