Em reunião plenária nesta segunda-feira (24), a sétima do ano de 2018, foi aprovada por unanimidade, pelos conselheiros presentes, a criação da Comissão de Análises Clínicas, Toxicológicas e de DNA do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO). A comissão é composta pelos farmacêuticos-bioquímicos Dr. Paulo José Giroldi, diretor do Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Dra. Ana Júlia Frazão Paiva, perita criminal do Núcleo de Toxicologia Forense do Instituto Laboratorial Criminal (ILC) da Polícia Técnico-Científica (Politec); e o Dr. Ralph da Cruz Catrinck, perito criminal do Instituto de DNA Criminal (IDNAC) também da Politec.

Dr. Paulo Girold dirige o Lepac, laboratório clínico que atende em torno de 80 mil pessoas e realiza anualmente cerca de 950 mil exames, dentre eles hemograma, ureia/creatinina, glicemia, colesterol/triglicérides, marcadores cardíacos e hepáticos, imunologia/alergia, HIV, hepatite B e C, vitamina D, como também mais de 200 marcadores tumorais de câncer de ovário, mama, estômago, próstata e intestino.

A Dra. Ana Júlia Frazão Paiva atua no ILC, laboratório forense responsável principalmente pela realização de exames de identificação de drogas e outras substâncias sob diversas formas e identificação de metabólitos de cocaína e maconha em material coletado de pessoas vivas e cadáveres, como também de álcool no sangue. Enquanto o Dr. Ralph da Cruz Catrinck atua no IDNAC que também é um laboratório forense, sendo responsável pela realização de exames de identificação de humana através da análise de material genético, realizando ainda exames para detecção de sêmen humano, notadamente, nas ocorrências de crimes sexuais.

“Regimentalmente, apenas duas comissões são obrigatórias, isto é, a comissão de ética e a comissão de tomada de contas. Todavia, outras comissões assessoras podem ser criadas, como é o caso da comissão de análises clínicas, toxicológicas e de DNA que contribuirá para o fortalecimento das ações institucionais da autarquia, uma vez que contempla três áreas da atividade laboratorial com forte impacto na prestação de serviços à sociedade”, explica o presidente do CRF-RO, Dr. João Dias de Oliveira Júnior.

Fonte: CRF-RO