Suplementos Alimentares: Novas Perspectivas para o Farmacêutico e Prescrição Farmacêutica na Fitoterapia são dois temas que estarão em discussão em Porto Velho nos dias 14 e 15 de junho, respectivamente, em cursos que serão promovidos gratuitamente pelo Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), no auditório da Faculdades Integradas Aparício Carvalho Fimca, voltados aos profissionais e acadêmicos de farmácia.  Ambos os cursos têm o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Fimca. Inscrições serão feitas no local.

O primeiro curso, que será ministrado pela especialistas Priscila Nogueira Camacho, membro da Associação Farmacêutica de Marília (Farma) e do CFF, acontecerá das 18h às 22 horas, enquanto o segundo, com a Drª Margarete Akemi Kishi, da Universidade Presbiteriana e membro do CFF, será das 8h às 12 horas do sábado.

SUPLEMENTOS

No final de setembro do ano passado, o CFF anunciou a abertura de consulta pública com proposta de atuação da classe no setor de suplemento alimentar. Com acrescente demanda de consumo deste produto no País, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu regulamentar, no mês de julho, a venda e comercialização desses produtos no mercado. Além das mudanças nos rótulos, o setor farmacêutico apontou a necessidade de maior controle da substância nos estabelecimentos comerciais, já que o seu consumo está relacionado à saúde.

A proposta do CFF, além de orientar o cliente quanto ao consumo do produto, abre as portas para mais um campo de atuação do profissional da área que, com base na legislação, também pode ser o responsável pela dispensação e prescrição de suplementos, devendo para isso ser capacitado.

FITOTERAPIA

Com atuação no âmbito das plantas medicinais e fitoterápicas, o farmacêutico com esta especialização tem contribuído para o avanço da ciência medicinal, mas apesar do grande potencial biotecnológico brasileiro, estudos indicam que ainda há restrição do número de vagas oferecidas para esta carreira, estando as maiores remunerações nas indústrias, consideradas poucas, que realizam pesquisas relacionadas à utilização de plantas medicinais e fitoterápicos.Fonte: CRF-RO
Texto: Assessoria CRF-RO