Farmacotécnica hospitalar, principais vias de administração de medicamentos e alimentos, fisiologia do aparelho digestório, principais sítios de absorção do aparelho digestório, principais características da administração intarvenosa, medicamentos não estéreis, fracionamento e unitarização foram alguns dos pontos abordados em mais um módulo do curso de Farmácia Hospitalar realizado na noite de sexta-feira (10) e durante o dia do sábado (11), no Instituto de Educação Federal de Rondônia (Ifro), campus Zona Norte, em Porto Velho. O tema manipulação e fracionamento de medicamentos foi abordado pela professora Iara Aydos, formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em indústria de medicamentos e bioquímica.

O evento é promovido gratuitamente, sem seis módulos, pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO) e o Conselho Federal (CFF) para farmacêuticos de todo o Estado. Os ministrantes são especialistas na área farmacêutica que integram a comissão organizadora do curso, sob a coordenação do CFF.

O próximo módulo sobre gestão de pessoas, liderança e relacionamento interpessoal, com o professor Marcelo Cristian Ribeiro, será nos dias 24 e 25 deste mês; e o último, com atividades clínicas sob a ministração da professora Maely Peçanha, acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro. Todos os módulos serão no Ifro, à exceção do dia 25 de agosto, que será no Teatro Banzeiros, devido a um evento anual do Instituto Federal programado para esta data.

Iara Aydos é especialista em farmácia para o controle de infecção hospitalar MEC/MS; em terapia nutricional parenteral e enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE); em farmácia para oncologia pela Sociedade de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo); MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Hospitalar do Conselho Federal de Farmácia.