Profissionais e acadêmicos do curso de farmácia participaram na sexta-feira (14) e sábado (15) dos dois cursos promovidos pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO) com o apoio do Conselho Federal (CFF) e da Faculdades Fimca, em Porto Velho. O primeiro ministrado pela especialista Priscila Nogueira Camacho, membro da Associação Farmacêutica de Marília (Farma) e do CFF, foi sobre Suplementos Alimentares: Novas Perspectivas para o Farmacêutico; e o segundo sobre Prescrição Farmacêutica na Fitoterapia foi com a professora Margarete Akemi Kishi, da Universidade Presbiteriana e membro do CFF de São Paulo.

“Estou curiosa por este curso, pois não sabia que o farmacêutico atuava nesta área”, foi o que afirmou a acadêmica do 8º período de farmácia, Jaqueline Alfaia, ao participar na sexta-feira juntamente com a colega de turma Ana Beatriz, que disse ter interesse por se especializar em outra área, mas que também estava curiosa pela área de suplementos alimentares.

Jaqueline e Ana Beatriz curiosas pela área de suplementos

Já a aluna do 2º período, Fabiana Bogea Lima, disse ter ficado emocionada com a aula do sábado pois também desconhecia como uma especialidade dos farmacêuticos. Outra entusiasmada era Samanta do 9º período, que durante os dois dias marcou presença com a filha Cecília, de 2 meses de vida.

Para a conselheira federal, Lérida Vieira, havia o sentimento de dever cumprido por poder trazer a Porto Velho duas profissionais de renome, especialistas em duas das 135 áreas de atuação do farmacêutico. “Estamos dando a oportunidade que não tivemos, pois entendemos ser importante que os mais de três mil profissionais inscritos em Rondônia se habilitem nas áreas regulamentadas pelo CFF para poderem atender melhor à população, com amor, ética e respeito”, disse a conselheira no encerramento.

“Estes cursos mostram que o Conselho, além fiscalizar o exercício profissional, está também preocupado com o aperfeiçoamento dos profissionais de Rondônia, pois sabemos que a grade curricular é limitada”, ponderou o diretor tesoureiro do CRF-RO, Acilon Meneses Filho.

Fabiana Bogea ficou emocionada com o curso de fitoterapia

Como anfitrião na Fimca, o professor e membro do CRF-RO, Rogélio Barros observou que os cursos serviram para mostrar aos futuros profissionais que o curso de farmácia não se limita à drogaria, mas para fugir desse ciclo é necessário buscar a especialização em uma das áreas de atuação regulamentadas.

“Que estes cursos sirvam como incentivo para uma especialização”, disse a secretária-geral do CRF, Celina Bertoni, reforçando que “foi uma luta trazer estas especialistas ao Estado”.

CURSO SUPLEMENTOS

 

FITOTERAPIA


Texto
: Assessoria CRF-RO