Os participantes do curso de Farmácia Hospitalar, que teve mais um módulo realizado na sexta-feira à noite no auditório do Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro), na avenida Jorge Teixeira; e no sábado no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, foram envolvidos em muitas dinâmicas pelo professor coach Marcelo Cristian Ribeiro,  farmacêutico que atua desenvolvendo empresas farmacêuticas através das pessoas.

Com o tema gestão de pessoas e relacionamento interpessoal, Marcelo Cristian começou na sexta-feira desestabilizando os alunos farmacêuticos, acostumados a assistir as aulas dos módulos anteriores em seus respectivos locais. Todos foram convidados a se aproximarem, olhando olho a olho, e em seguida ficando um de costas para o outro iniciando uma série de massagens, gesto retribuído com a mudança de  posição, passando em seguida para outras atividades interativas, inclusive expressando desejos em papéis colados à parede.

No sábado as dinâmicas incluíram também uma recepção diferenciada para os que chegaram atrasados, quando tiveram que passar por uma espécie de corredor polonês formado pelos colegas que chegaram na hora combinada na noite anterior. Balões foram estourados pelos alunos numa brincadeira em cada um tentava proteger o seu preso a uma perna, enquanto tentavam estourar o do colega; e até uma escada foi escalada pelo professor numa demonstração de como vencer o medo para atingir objetivos.

O curso promovido gratuitamente, em seis módulos, pelo Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), em parceria com o Conselho Federal (CFF), tem sua etapa final prevista para os dias 21 e 22 de setembro, no Ifro.
O tema atividades clínicas será ministrado pela professora Maely Peçanha.

Ela é farmacêutica, graduada em 1995 pela UFRJ, mestre em Química Biológica e doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ. Especialista em Farmácia Hospitalar e em Farmácia Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), da qual é presidente, e também atua no INCA/MS e no Hospital Municipal Miguel Couto no Rio de Janeiro.