Tratando de assuntos relacionados à profissão farmacêutica, a Diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) reuniu-se na sexta-feira (3) com o deputado federal Mauro Nazif. Acompanhados da conselheira federal Lérida Vieira, o presidente João Dias de Oliveira Júnior, o diretor tesoureiro Acilon Meneses Filho e a secretária-geral Celina Bertoni reforçaram a defesa pelo projeto de lei que estabelece a jornada de trabalho de 30 horas semanais para o farmacêutico, sem redução de salários, com vistas a equiparar a categoria farmacêutica às demais profissões da saúde que já conquistaram este benefício. A redução inclui também os técnicos de laboratórios.

João Dias observou que a aprovação da redução da carga horária é necessária, considerando o desgaste físico ou psicológico a que são submetidos os farmacêuticos como profissionais da saúde, responsáveis pelo bem-estar da população e também pela vida, levando em conta os riscos do consumo de medicamentos sem a orientação correta, entre outros inerentes às mais de 70 áreas de atuação do profissional habilitado na área da farmácia.

Na ocasião ainda foi discutido o novo piso salarial dos farmacêuticos, cujo valor deve ser definido em reuniões com representantes dos sindicatos e federações.

Os avanços da profissão farmacêutica foram destacados pelo parlamentar, o que foi atribuído pela conselheira Lérida às novas estratégias e investimentos realizados pelo CRF-RO na fiscalização em cumprimento à legislação.

O presidente João Dias ainda citou a preocupação das entidades farmacêuticas quanto à proposta que visa enfraquecer a fiscalização nos estabelecimentos, o que seria um retrocesso e contradição à Lei 13.021 de 2014, que definiu as farmácias como estabelecimentos de saúde.

“Iremos acompanhar junto ao Dr Mauro os projetos de interesse da profissão farmacêutica, que como todos os profissionais da saúde trabalham em áreas insalubres, por isso é muito importante a carga horária de 30 horas semanais” afirmou a conselheira Lérida Vieira.

Fonte: CRF-RO
Texto e Fotos: Assessoria CRF-RO