O uso racional de medicamentos (URM) é o tema da “Entrevista Farmacêutica” da próxima quarta-feira (23). O URM é relevante no contexto da saúde. Tanto que a sua promoção constitui um componente importante da Política Nacional de Medicamentos que, por sua vez, é parte essencial da Política Nacional de Saúde. O uso racional é tema de uma campanha lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), denominada “Desafio Global”, cujo objetivo é reduzir em 50%, nos próximos cinco anos, os danos graves e evitáveis à saúde associados ao medicamento.

O medicamento é usado racionalmente quando ele é apropriado para a sua condição clínica, em doses adequadas ao atendimento das necessidades de saúde do paciente, por um período apropriado e ao menor custo. Do contrário – quando a utilização é irracional – o medicamento pode impactar negativamente na saúde da população. Inclusive gerando eventos adversos evitáveis e resistência microbiana.

Os números relacionados ao uso de medicamentos preocupam. O Ministério da Saúde, no livro “Uso Racional de Medicamentos – temas selecionados”, de 2012, traz estes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobrea questão: “Mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais de 50% dos pacientes os usam, incorretamente”.

Por ter potencial para desencadear problemas de saúde, o uso irracional está no centro das preocupações das autoridades sanitárias de todo o mundo. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) não mede esforços para promover o URM. Os farmacêuticos têm papel preponderante no fortalecimento da política de uso racional.

A ENTREVISTADA – Para falar sobre o URM na “Entrevista Farmacêutica”, foi convidada a DRA. Lorena Baía. Farmacêutica com pós-graduações em Saúde da Família e em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ela atua como farmacêutica da Prefeitura de Goiânia e coordenou a assistência farmacêutica do Município. É membro do Grupo de Trabalho em Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF), órgão que representou junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). DRA. LORENA BAÍA é a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás.

A entrevista vai ao ar, ao vivo, na quarta-feira, a partir das 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.