Os países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) desde a década de 1970 vêm sendo estimulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a adotarem políticas públicas voltadas para a inclusão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em seus sistemas públicos de atenção à saúde. A MTC é um conjunto de práticas de cuidado milenares, na China. Com a criação, em 2006, da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), a acupuntura, uma das práticas que integram a Medicina Tradicional Chinesa, entrou para o SUS (Sistema Único de Saúde) e, em seguida, outros métodos da MTC. Técnicos dos ministérios da Saúde do Brasil e da China e representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) vêm se reunindo, com vistas a fortalecer essa prática na saúde pública brasileira. “O foco da MTC é a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, embora seja eficaz, também, na cura”, afirma o farmacêutico especialista DR. Paulo Varanda.

O ENTREVISTADO – Paulo Varanda é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” deta quarta-feira (15) para falar sobre a MTC e o novo momento que essa medicina experimenta, no País. Farmacêutico-bioquímico com especialização nessa área, com foco em acupuntura, pela Universidade de Pequim e pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu, na China, Varanda é o presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (Sobrafa) e coordenador do Grupo de Trabalho em Medicina Chinesa e Acupuntura do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, ao vivo, a partir das 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: CFF