A profissão farmacêutica foi a terceira profissão que mais teve contratações formais nos primeiros quatro meses de ano de 2018. Foi o que apurou o site Quero Bolsa em um levantamento que teve como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados relativos aos primeiros 4 meses do ano. A informação é da revista Exame.

Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, a estatística é o resultado do movimento clínico liderado pelo conselho, em franca expansão no Brasil. Desde 2012, o CFF vem investindo em iniciativas que resgatam o farmacêutico como protagonista do cuidado à saúde dentro da farmácia comunitária, o segmento que mais emprega farmacêuticos no Brasil. “Na medida em que assume a sua autoridade técnica dentro da farmácia, o farmacêutico se torna mais valorizado e, consequentemente, mais necessário”, comenta.

O presidente do CFF refere-se às resoluções do CFF, que dispõem sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, ambas aprovadas em 2013. Ele destaca também a aprovação da Lei 13.021/14, que reclassificou as farmácias como unidades de assistência à saúde. “Essas legislações desencadearam um boom de contratações, porque o varejo está investindo em farmácias que prestam serviços”, analisa. Apenas nas farmácias de redes, segundo dados da Abrafarma, que congrega esses estabelecimentos, já são 1,6 mil consultórios farmacêuticos no país.

Walter Jorge João assinala que a tendência é de um crescimento ainda maior das oportunidades de trabalho, para o que o CFF está procurando capacitar farmacêuticos em todo o país. Está em curso o projeto Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias, que prepara os profissionais de farmácias comunitárias para a implantação de serviços. O projeto é inspirado no projeto Cuidado Farmacêutico no SUS, que tem como foco a qualificação para a atuação nas equipes de atenção básica da rede pública. “O CFF conseguiu, do Ministério da Saúde, a inserção na antiga tabela SIA/SUS de 165 códigos de procedimentos remunerados pelo sistema, vinculados aos farmacêuticos ou que podem ser realizados por estes”, explica o presidente.

A pesquisa do site Quero Bolsa filtrou o número de admitidos formais e, segundo o Ministério do Trabalho, que divulga os dados, o número de farmacêuticos contratados superou a marca de 14,3 mil, sendo superada apenas pelas profissões de enfermeiro, com 16,7 mil, e Analista de Desenvolvimento de Sistemas, com 15.863. Os médicos ficaram em décimo lugar, com 4.660 contratações. Para ler a publicação da revista Exame, CLIQUE AQUI.

RANKING DAS PROFISSÕES QUE MAIS EMPREGAM

1. Enfermeiro – 16.755