A brusone, desencadeada pelo fungo pericularia orizae, arrasa arrozais em todo o mundo, e é considerada a doença mais importante do arroz. Mas a brusone encontrará o forte combate vindo de um produto desenvolvido, a partir da bactéria pseudomonas fluorenscens, encontrada no solo. Estudos, com este objetivo, estão sendo desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Bioprodutos da Faculdade de Farmácia da UFG (Universidade Federal de Goiás), sob a coordenação do farmacêutico Edemilson Cardoso, professor de Operações Unitárias e Gestões de Processos Industriais daquela instituição de ensino. A pesquisa conta com a participação da Embrapa e está em fase conclusiva. O produto está disponível, assim que for industrializado.

O farmacêutico professor da UFG ressalta que o produto que está sendo desenvolvido com base na bactéria pseudomonas fluorenscens é inovador dos pontos de vista da saúde, tecnológico, ambiental e econômico. “A bactéria não causa nenhum mal a animais e o produto desenvolvido a partir dela não será nocivo às pessoas que o manejarão. Além disto, ele envolve uma tecnologia barata”, explica.

O ENTREVISTADO – Edemilson é graduado pela Faculdade de Farmácia da UFG. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Tecnologia Farmacêutica pela USP (Universidade de São Paulo). Atua como professor associado nível 3 na Faculdade onde se graduou farmacêutico. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e possui experiência nas áreas de Farmácia e Desenvolvimento de Produtos, com foco nos temas “Pesquisa, desenvolvimento e inovação de Bioprodutos”, “Operações unitárias aplicadas na padronização de matérias-primas de origem vegetal, biotecnológica e sintética” e “Tecnologias Fitofarmacêutica e Fitocosmética”. É, ainda, o coordenador de pesquisas com plantas medicinais na Faculdade de Farmácia da UFG.

Ele falará sobre a pesquisa que coordena na “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na próxima quarta-feira (8), ao vivo, a partir das 15h30 (de Brasília), pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: Assessoria CFF