Em um momento crucial para os Conselhos Profissionais, em que tramita no Congresso Nacional a Medida de Emenda Constitucional (PEC) nº 108/2019, que propõe substanciais modificações sobre a natureza jurídica e outros aspectos dos conselhos e ordens de profissões regulamentadas, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizou na quinta (7) e sexta-feira (8), em Brasília o seu XV Encontro Nacional de Fiscalização (Enaf). O tema escolhido para o evento, que é regimental e ocorre a cada dois anos, foi “Novos Rumos para a Fiscalização do Exercício Profissional”.

Veja o posicionamento oficial do CFF sobre a PEC nº 108/2019 aqui – https://bit.ly/34yRrlo

Durante o discurso de abertura do encontro, o presidente do CFF, Walter Jorge João, destacou a grande pertinência do tema, diante da necessidade de proteção às conquistas obtidas com a aprovação da Lei nº 13.021/14. “Precisamos promover as mudanças necessárias e construir pontes com os gestores, principalmente os públicos, para assegurar o cumprimento irrestrito da lei, que é uma vitória para a sociedade e para a profissão farmacêutica, na medida que reitera a obrigatoriedade da assistência farmacêutica integral e presencial em farmácias de qualquer natureza, ou seja, obriga a presença do farmacêutico em todo o período de funcionamento desses estabelecimentos”, comentou.

O presidente da Comissão de Fiscalização (Cofisc), Romeu Cordeiro Barbosa Neto, lembrou que anualmente o CFF promove capacitação de fiscais. No ano passado foram realizados dois encontros regionais, que sempre são sucedidos de um encontro nacional, que é esse realizado agora. “Nossa intenção é capacitar os fiscais para que eles possam orientar com mais qualidade e eficiência o farmacêutico que está na ponta, trabalhando, de forma que ele esteja efetivamente garanta o direito da população à assistência farmacêutica integral.”

Romeu Cordeiro lembrou que a fiscalização é importante para a sociedade, mas também é fundamental à categoria, na medida em que garante a empregabilidade dos farmacêuticos, garantindo sua presença constante nas farmácias e contribuindo para retirar de mercado os estabelecimentos clandestinos.

Pela manhã, o tema abordado foi inteligência emocional. A farmacêutica e master treiner em gestão de pessoas e processos, Luciene Scherer, falou sobre o tema e realizou dinâmicas em grupo para exercitar com os fiscais práticas e condutas essenciais a uma fiscalização humanizada e eficiente. Foco no trabalho, organização, disciplina e, ao mesmo tempo, tolerância, sabedoria e resiliência ao lidar com o outro foram alguns dos ensinamentos mencionados pelos participantes, ao final da palestra.

Fonte: Comunicação do CFF