Com o objetivo de aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro, a Academia Nacional de Farmácia (ANF) realizou na quarta-feira (4) em Porto Velho a Oficina Inovação Farmacêutica e Propriedade Intelectual, reunindo mais de 400 profissionais e acadêmicos no auditório do Instituto Federal de Educação (Ifro). No evento, que contou com a parceria dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia (CRF-RO), também foi feita a outorga da “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” a profissionais que se destacaram em suas atividades, entre eles o presidente do CRF-RO, João Dias Júnior e a conselheira federal de farmácia por Rondônia, Lérida Vieira.

De acordo com o presidente da ANF, professor Lauro Moretto, a proposta é estimular os jovens a ser criativos, inventivos e inovadores, com base na Lei de Inovação 10.243/2016. O professor que é referência no resgate da pesquisa da indústria farmacêutica, entende ser importante essa busca pela inovação, considerando o grande potencial de microorganismos a ser pesquisados, em especial na Amazônia, enquanto para muitas doenças ainda não foi descoberta a cura.

Para o presidente do CRF-RO, trata-se de um grande projeto que a Academia desenvolve, que sem dúvida trará resultados exitosos. Ele ressaltou o potencial da Amazônia, observando que esta é uma área que o mundo está de olho.

RONDÔNIA TERÁ PRIMEIRA FÁBRICA DE INJETÁVEIS

Ao anunciar que em breve Rondônia ganhará a primeira fábrica de injetáveis da região Norte, Lérida Vieira disse esperar que não fique apenas na produção, e lembrou do importante trabalho na área de fitoterapia desenvolvido por farmacêuticos no Hospital Santa Marcelina, na capital; e do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem).

Ao expressar seu agradecimento e reconhecimento ao CFF e ao professor Lauro Moretto pelo trabalho que vêm realizando pela evolução da ciência e tecnologia, a conselheira federal Lérida Vieira, lamentou a falta de investimentos, e reforçou que são as entidades  organizadas que irão promover a transformação desta área.

“Muitos Estados pensam que Rondônia está atrás na assistência farmacêutica. Apesar da conjuntura política, somos cidadãos atuantes e daremos nossa contribuição para um Estado mais forte e um País reconhecido na área da pesquisa e avanços tecnológicos em prol da população”, ressaltou.

A programação constou de apresentação da Academia Nacional de Farmácia pelo professor Lauro Moretto, que ainda palestrou juntamente com o consultor colaborador da Innovallyst LLC (Estados Unidos) e da Questel Consulting (França), farmacêutico Henry Suzuki, sobre o círculo virtuoso da inovação farmacêutica; a propriedade intelectual no contexto farmacêutico, com destaque às patentes; uso estratégico de patentes e informações patentárias; e fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

A “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” foi instituída pela Diretoria da ANF em 29 de março de 2016 para homenagear profissionais que, reconhecidamente, tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins. João Florentino Meira de Vasconcellos nasceu em 1865, na cidade do Pilar, na então província Paraíba do Norte. Diplomou-se em Farmácia em 1886 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se na cidade de Campinas (SP) com a “Farmácia Meira”, a qual foi transferida posteriormente para a cidade de São Paulo, onde começou a exercer também atividades políticas, seguindo os passos de seu pai. Em 1896 fundou a “Sociedade Farmacêutica”. Essa Sociedade foi a semente da “Escola Livre de Farmácia”, fundada em 12 de outubro de 1898, que deu origem à Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, embrião da atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Na “Escola Livre de Farmácia” foi Professor Catedrático e “Farmácia: Teoria e Prática”. Foi pesquisador e publicou o livro “Elementos e Farmácia”. Outro fato digno de nota, entre tantas realizações do Prof. Meira de Vasconcellos, foi sua participação ativa na organização e promoção da Primeira Farmacopeia Brasileira: A “Farmacopeia Paulista”, oficializada em 31 de maio de 1917 e republicada em seu centenário, no ano passado, em uma edição histórica, após resgate pela ACFB.

CONFIRA A RELAÇÃO DE TODOS OS LAUREADOS

ELIAS OLIVEIRA DE SOUZA

Farmacêutico bioquímico, com pós-graduação em Farmácia Clínica, Farmacologia Terapêutica e Estética. Empresário há 21 anos, atua no setor magistral, com destaque à atenção farmacêutica e ao acompanhamento dos pacientes. Também é Professor em diversos cursos de graduação e pós-graduação, sobre temas como: legislação, química orgânica, cosmetologia e atenção farmacêutica. Entre outras atividades, também é membro do Conselho Municipal de Saúde de Ji-Paraná, como representante do CRF-RO há mais de oito anos.

GILMAR NUNES

Farmacêutico-bioquímico graduado pela Universidade Federal de Goiás, pós-graduado em citologia clínica pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e especialista em farmacologia, manipulação alopática e homeopatia. Há mais e 30 anos é proprietário e diretor técnico do Laboratório de Análises Clínicas São Mateus e da Farmácia de Manipulação São Mateus, em Ariquemes (empresas que receberam o Prêmio Sebrae de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas em 2012). Também é farmacêutico-bioquímico na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia há décadas. Além de serviços prestados à comunidade, contribui com a formação de futuros farmacêuticos, oferecendo estágio aos acadêmicos das faculdades locais.

JOÃO DIAS DE OLIVEIRA JÚNIOR

Atual presidente do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia, é bacharel em farmácia-bioquímica e mestre em genética pela Universidade Federal da Paraíba. Também é bacharel em direito pela Unir. Foi coordenador e professor do curso de farmácia da Facimed, em Cacoal. Já atuou em farmácia comunitária, laboratório de análises clínicas e em farmácia hospitalar. Hoje, além das atividades na Presidência do CRF, atua como perito no Instituto Laboratorial Criminal de Rondônia.

WhatsApp Image 2018-04-06 at 09.21.43

LÉRIDA MARIA DOS SANTOS VIEIRA

Atual conselheira federal de Farmácia por Rondônia, é graduada em farmácia e bioquímica pela Universidade Regional do Nordeste e é pós-graduada em saúde pública, toxicologia e gestão da assistência farmacêutica. Foi gerente da Assistência Farmacêutica Estadual, diretora técnica do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e também foi conselheira nacional de saúde e diretora do Conselho Federal de Farmácia, entre diversas outras atividades.

WhatsApp Image 2018-04-06 at 09.21.38 (1)

MARIA APARECIDA SOARES MARIN

Graduada em farmácia e bioquímica pela Unesp, pós-graduada em homeopatia e florais de Bach pelo Instituto François Lamasson, de Ribeirão Preto (SP), e em farmácia magistral pela Anfarmag. Iniciou a carreira farmacêutica na área hospitalar, na Santa Casa da cidade de Garça (SP). Após passagem pelo hospital da Unesp de Botucatu, mudou-se para Rondônia em 1986, prestando serviços farmacêuticos ao governo do Estado até dezembro de 1994. Em 1995 passou a atuar no setor privado, como proprietária e responsável técnica pela Farmácia de Manipulação Emporium Vitae, onde atua há mais de 23 anos.

RICARDO JORGE BOUEZ RIBEIRO

(REPRESENTADO PELO SR. DAVINO SERRATH, VICE-PREFEITO DE GUAJARÁ-MIRIM). Graduado em farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG). No segmento privado atuou como responsável técnico, em farmácia comunitária e em distribuidoras de medicamentos. No segmento público atuou em diversas posições, em especial no município de Guajará-Mirim, tendo atuado como coordenador da Assistência Farmacêutica Municipal e como conselheiro municipal de saúde. É ainda membro da Diretoria da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e conselheiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU).

ROSELY VALÉRIA RODRIGUES

Graduada em farmácia e bioquímica pela FCF USP de Ribeirão Preto, é especialista em saúde pública, homeopatia, farmacologia clínica e floralterapia. Mestre em doenças tropicais pela UFPA e doutora em farmacologia de produtos aturais pela Universidade Federal de Rondônia. Docente há 29 anos na UNIR, ministra aulas na cadeira de farmacologia para diversos cursos e é orientadora de programas de iniciação científica. Atualmente é vice-coordenadora do mestrado profissional em ciências da saúde, membro do Comitê de Ética e do Comitê Assessor de Pesquisa, além de consultora Ad hoc de outros programas de pesquisa e da Fapero, a Fundação de Pesquisa de Rondônia. É proprietária da empresa Valfarma Manipulação Farmacêutica há 30 anos, sendo uma das pioneiras em Rondônia. Entre outros prêmios teve seu trabalho reconhecido pelo Prêmio Mulher Empreendedora e pelo Prêmio MPE Brasil/Categoria Comércio.

VIBIA LEONILDA MARIANO

Graduada em farmácia e bioquímica pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo e em biologia pela PUC de Goiás e pós- graduada em cosmetologia pela Universidade de Cuiabá. Atuou em cargos técnicos e de gerência na indústria química do Estado de Goiás e na Neo Química Indústria Farmacêutica. Foi diretora da Anafarmag, nas sucursais–Rondônia e Acre. Atualmente é farmacêutica proprietária da Farmartesanal, farmácia de manipulação em Ji-Paraná e em Ouro Preto do Oeste.

Confira as fotos: