Com a proposta de discutir diretrizes curriculares dos cursos de farmácia em Rondônia, com vistas à melhoria do ensino e a assistência farmacêutica mais digna e eficaz à população, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) realizará, no próximo sábado (20), das 8h30 às 18h, na Faculdade Unijipa, em Ji-Paraná, o 1º Encontro de Docentes e Coordenadores Farmacêuticos do Estado. A ministrante será a professora mestre Viviany Nicolau de Paula Dias Coelho, graduada em farmácia-bioquímica, mestre em patologia molecular pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em imunologia celular e membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Federal de Farmácia- (Caef), do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Cenarium Pharmacêutico, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Unieuro, onde integra também o Comitê de Ética em Pesquisa e o Conselho Universitário.

Após a abertura, que será feita às 8h30 pelo presidente do CRF-RO, João Dias de Oliveira Junior; a secretária-geral, Celina Bertoni; o tesoureiro Acilon Meneses Filho; e a conselheira federal Lérida Vieira, o evento seguirá com a professora Viviany tratando das diretrizes curriculares. À tarde, das 14h às 16h, o supervisor do Departamento de Fiscalização do CRF-RO, Thiago Fernandes, relatará o perfil do farmacêutico no Estado, encerrando com mesa redonda, das 16h às 18h, sobre as propostas de melhorias do perfil profissional farmacêutico em Rondônia.

Para o presidente do CRF-RO, o evento é importante neste momento em que se discute a construção e reformulação da nova formação do farmacêutico no País, com o desafio de implantar as novas diretrizes curriculares do curso de farmácia, que passa também pelo comprometimento da equipe de professores e dos futuros profissionais com vistas à valorização da carreira, com respeito e zelo; além do atendimento ético e mais humanitário ao cidadão.

“Este é evento de suma importância, sobretudo para os profissionais que têm a missão de formar os futuros farmacêuticos no Estado. É um momento para que a gente se conheça e se atualize a cerca das novas diretrizes curriculares e novidades sobre o ensino a distância, que tem sido preocupação para todos nós. Iremos também abrir espaço para o debate com vistas a tirar dúvidas e mostrar o perfil do farmacêutico identificado pelo Departamento de Fiscalização do Conselho. Entendo ser importantíssimo promover esta aproximação de quem forma e fiscaliza o exercício profissional, tentando sempre melhorar o perfil do estudante de farmácia para que chegue ao mercado de trabalho preparado e ciente da responsabilidade que tem”.

João Dias observou que os cursos de farmácia ganham atenção especial agora no Estado com a criação da Comissão de Ensino Farmacêutico pelo CRF-RO, por meio da Portaria nº 017/2018, tendo como presidente a farmacêutica Gracianny Gomes Martins; e membros os farmacêuticos Marieli da Silva Carlotto e Enéias Marcelino da Rocha. “Aliado ao trabalho de fiscalização do trabalho do farmacêutico em suas diversas áreas de atuação, o CRF-RO, em parceria com o Conselho Federal (CFF), tem se preocupado também com a qualidade dos profissionais que as instituições de ensino disponibilizam ao mercado de trabalho a cada semestre, pois sabemos que se trata de uma profissão que lida direta e indiretamente com vidas”, reforçou, destacando que periodicamente são oferecidos cursos gratuitos de aperfeiçoamento ministrados por profissionais de renome convidados a vir ao Estado.

Fonte: CRF-RO
Texto: Assessoria CRF-RO