O mercado de trabalho para a profissão farmacêutica continua em expansão, e Rondônia segue a tendência nacional, contrariando as estatísticas que mostram queda nas vagas para emprego em outros setores. Em fevereiro, por exemplo, enquanto dois estabelecimentos farmacêuticos foram fechados, seis foram abertos, o que revela expansão da oferta de trabalho no Estado. A observação foi feita pela conselheira federal, Lérida Vieira, durante a segunda plenária de 2019 do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO), realizada na sexta-feira (1).

A profissão possui atuação em setores variados no mercado de trabalho. Conforme mostra a Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são alinhadas em 10 opções de atuação, como: alimentos, educação, farmácia, análises clínico-laboratoriais, farmácia hospitalar e clínica, gestão, farmácia industrial, prática integrativas e complementares, saúde pública e toxicológicas. Ao todo são 135 especialidades. Regulamentada no Brasil através da Lei 3.820, assinada no dia 11 de novembro de 1960, a carreira  exige registro no Conselho Regional de Farmácia, além do diploma de bacharel em farmácia, obtido em curso com duração média de cinco anos. Por força da Lei 13.021/2014, as farmácias foram transformadas em estabelecimento de saúde, o que exige a presença constante do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento.

Pesquisas revelam que os farmacêuticos estão entre os melhores salários em países, como a África do Sul, Nova Zelândia, Itália, Irlanda, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Suíça, Canadá e Estados Unidos.

Ainda na plenária, o Setor de Fiscalização do CRF-RO apresentou relatório das atividades do mês de fevereiro, apontando que foram fiscalizados 479 estabelecimentos farmacêuticos em Rondônia, resultando em 22 autos de infrações. Os dados foram apresentados pelo farmacêutico fiscal, Rodrigo Nunes, responsável pelo Setor do Fiscalização.

Segundo Rodrigo Nunes, foram aplicadas 77 Fichas de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (FFEAF), das quais 20 na abrangência da Seccional em Cacoal e 57 no município de de Porto Velho, incluindo sete distritos, que são Jacy-Paraná, União Bandeirantes, Nova Mutum Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.

A reunião que marcou a estreia do conselheiro Rogélio Rocha Barros contou ainda com a participação dos farmacêuticos Kadimo Luann Gomes Rodrigues Paulino, membro da Comissão de Farmácia Hospitalar; e Gleisy Ann Teixeira Alves dos Santos, membro da Comissão de Ética II.

Na ocasião também foi apresentada a comissão organizadora para contratação de empresa para concurso de contador e aprovados por unanimidade normas e direitos dos funcionários do CRF-RO.

Fonte: CRF-RO
Texto: Assessoria CRF-RO