A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia, através do seu Presidente, que abaixo subscreve, vem a público lançar NOTA DE REPÚDIO ao comportamento antiético, antiprofissional e totalmente desrespeitoso em comentário publicado num grupo de whatsapp, um médico ataca, vergonhosamente, todos os farmacêuticos ao escrever que, segundo ele, os profissionais farmacêuticos são totalmente dispensáveis e que “qualquer pessoa da rua pode fazer o serviço de vocês  (farmacêuticos), só precisa de um mínimo de orientação e bom senso, nem precisa ser farmacêutico, o que não é o caso da UTI e a maioria dos serviços de nosso hospital.”.

Este médico demonstra, com o seu desastroso comentário, total desprezo à nossa profissão, e desconsidera, outra vez de forma insensata e criminosa, todos os serviços de atenção à saúde praticados pelos farmacêuticos. Além de desrespeitoso, ele foi antiético e não faz por merecer nenhum respeito dos seus pares, nem tampouco daqueles que se preocupam com a saúde e o bem-estar dos pacientes.

A Classe Farmacêutica está inserida no processo de Atenção à Saúde, e todas as suas conquistas e lutas, desenvolvidas e encampadas pelo Conselho Federal de Farmácia, têm provocado melindres e embates judiciais contrários às causas e políticas públicas de saúde, todos patrocinados por alguns que se acham donos do saber e únicos detentores da capacidade de cuidar da saúde.

O Conselho Regional de Farmácia repudia veemente a atitude do médico, e solicita ao seu Conselho Profissional que se posicione contra o referido médico, e exija a sua devida e tempestiva retratação, sob pena de sofrer (ele, o médico,) as consequências nas esferas cíveis e criminais.

Adelmo Clementino da Rocha
Presidente do CRF RO