Acaba de ser aprovada a resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na Ozonioterapia, como prática integrativa complementar.*

Com a resolução, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) abre mais um campo de atuação para o farmacêutico, respalda os profissionais da área que já atuam com a terapia e coloca mais essa expertise do farmacêutico a serviço da saúde da população.

A proposta que deu origem à resolução foi levada a consulta pública e prevê requisitos para o reconhecimento do farmacêutico habilitado, como curso prévio de, no mínimo, 80 horas ou experiência anterior.

A publicação ocorre nos próximos dias. Farmacêutico, fique atento para saber todos os pré-requisitos para atuar na área.

A Ozonioterapia resulta no procedimento terapêutico de aplicar uma mistura de gases oxigênio e ozônio. Pode ser administrado por diversas vias do corpo.

Importante salientar: o ozônio utilizado para fins medicinais é sempre misturado com oxigênio e não deve ser o mesmo de fins comerciais e industriais.

Nunca procure sozinho por terapias desse tipo, busque com o auxílio de um profissional qualificado. Somente ele saberá indicar a dosagem e aplicação correta.

As aplicações são aconselhadas pelo motivo do Ozônio possuir propriedades antiinflamatórias, antissépticas, e modulação do estresse oxidativo. Além disso, melhora a circulação periférica e oxigenação.

Já podemos assim imaginar o amplo número de patologias em que a Ozonioterapia pode ser utilizada de modo isolado ou complementar.

Indicações e benefícios

Em primeiro lugar, a concentração e o modo de aplicação dependerão do local a ser tratado. Cada quantidade definirá o tipo de efeito biológico e o efeito no organismo.  Podem ser tratadas patologias inflamatórias, infecciosas e, também, de caráter sanguíneo.

Pode também ser utilizado no tratamento de doenças circulatórias, devido ao estímulo de circulação sanguínea possibilitado pelo ozônio.

Possui propriedades bactericidas e fungicidas, consequentemente, sendo muito utilizada para tratamento de feridas infectadas.

O ozônio medicinal pode ser indicado para diversos tratamentos, entre eles:

• Problemas circulatórios;
  • Diversas doenças e condições do paciente idoso;
  • Doenças causadas por vírus, tais como hepatites, Herpes simples e Herpes zoster;
  • Feridas com infecções ou inflamadas, de difícil cicatrização como úlceras, feridas de origem vascular, arterial ou venosas (varizes), úlceras por insuficiência arterial, úlcera diabética, riscos de gangrena;
  • Colites e outras inflamações intestinais crônicas;
  • Queimaduras;
  • Hérnia de disco, protrusão discal, dores lombares;
  • Dores articulares decorrentes de doenças inflamatórias crônicas;
  • Imunoativação geral;
  • Terapia complementar para alguns tipos de câncer.

Formas de aplicações

A quantidade de ozônio para aplicação depende da finalidade da terapia, assim como o preço. As quantias podem variar de 1 à 100 mg/L, sendo que a quantidade é determinada pelo profissional.

A aplicação pode ser feita de algumas formas. As mais comuns são:

• injeção subcutânea: o gás é injetado sob a pele.
  • aplicação por meio de injeção subcutânea
  • auto-hemotransfusão: o sangue do paciente é retirado do organismo, misturado ao O3 e, depois, reintroduzido.
  • aplicação externa: gás de ozônio é vaporizado diretamente na pele.
  • óleos ozonizados: aplicados localmente por meio de massagem.

Lembrando que gás é tóxico, portanto, não pode ser inalado diretamente.

O método da Ozonioterapia já foi testado em milhões de pacientes no mundo todo, além de ser a fonte primária no tratamento de diversos casos de doenças em Cuba – com excelentes resultados.

Além disso, conta com o estudo de mais de 15 mil médicos na Europa.