Farmacêuticos de Rondônia tiveram a oportunidade nesse sábado (25) de ampliar o conhecimento na área da farmácia magistral ou de manipulação durante o curso “Práticas Magistrais com foco em segurança, produtividade e resultados”, promovido em Porto Velho pela Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais). A iniciativa foi elogiada e divulgada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF-RO), despertando o interesse de profissionais da capital e de vários municípios do Estado.

O evento realizado das 9h às 18h, no Hotel Slaviero, contou na solenidade de abertura com a presença do presidente do CRF-RO, João Dias de Oliveira Júnior; os representantes da Anfarmag Alessandro De Martino e Cybele Figueira (regional Mato Grosso/Rondônia/Acre) e as integrantes da Comissão de Farmácia Magistral dos CRF-RO, Maria Aparecida Soares e Gener Aparecida Rasen.

O presidente do CRF-RO abordou a importância do farmacêutico magistral que, com seu trabalho e conhecimento, tem um papel importante nos serviços de saúde, produzindo, além de medicamentos individualizados e de acordo com as necessidades clínicas do paciente, muitos outros produtos de eficácia reconhecida. Sendo a farmácia magistral a área que representa a essência da profissão farmacêutica ao longo da história. Ressaltou ainda que, diante de tamanha responsabilidade, é fundamental a atualização dos conhecimentos e o cumprimento dos preceitos éticos que garantem a boa reputação do segmento magistral perante a sociedade.

Entre os pontos abordados pela ministrante do curso, professora Ana Lúcia Povreslo, que integra a diretoria da Anfarmag, estão processos magistrais sólidos, semi-sólidos e líquidos, negócio farmácia magistral e overview com visão geral do mercado.

Considerando a distância de Rondônia dos grandes centros, os profissionais do Estado não podem perder esse tido de oportunidade para ficar em sintonia com os avanços da área farmacêutica, destacou o presidente do CRF-RO.

Fonte: Anfarmag
Texto: Assessoria CRF-RO