Estão abertas desde a última segunda-feira (9) até o dia 15 de maio deste ano as inscrições para a 3ª oferta do curso “Políticas de Saúde e Assistência Farmacêutica no SUS” oferecido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz/Brasília. O objetivo do evento gratuito é apresentar os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as políticas relacionadas à Assistência Farmacêutica (AF).

Ofertado na modalidade ensino à distância (EAD) e direcionado aos profissionais que atuam na AF e no serviço público de saúde, o curso tem carga horária de 40h e está organizado em quatro aulas: breve histórico da saúde no Brasil, SUS em construção, estruturação e organização da AF no SUS e planejamento, financiamento e monitoramento da gestão da AF.

Os farmacêuticos interessados devem se inscrever por meio do link: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/efg/ead/.

O curso estará disponível na plataforma até 15 de junho e, ao realizar a inscrição já é possível iniciar o curso imediatamente.

Este é o primeiro curso da linha de aprendizagem para qualificação da assistência farmacêutica no SUS. Outros dois cursos estão sendo elaborados, a saber: “Ciência de dados para a integração e qualificação da assistência farmacêutica no SUS” e “Planejamento em saúde e gestão da Assistência Farmacêutica”. A ação faz parte do eixo educação do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – Qualifar-SUS, do Ministério da Saúde.

Outras informações estão disponíveis neste vídeo. 

Fonte: Ministério da Saúde