O Conselho Federal de Farmácia (CFF) sempre atuou na linha de frente de todas as ações em defesa do ensino presencial na graduação. Esse trabalho é enaltecido por todos os segmentos envolvidos, pelos demais conselhos profissionais e pelo Ministério da Saúde – veja abaixo o vídeo gravado pela titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, em visita à sede do CFF.

Clique na imagem para assistir ao vídeo

Abaixo, compartilhamos os links das notícias relativas às ações coordenadas pelos conselhos de Farmácia contra o ensino predominantemente EAD, incluindo o anúncio de que o CFF proibiu o registro de profissionais egressos desses cursos pelos CRFs. A decisão deixa bem clara a posição do CFF em defesa incondicional da graduação presencial. A medida externa, também, a disposição do conselho de lutar, com todas as armas e até o fim, pelo ensino predominantemente presencial na graduação em Saúde. Nesse sentido, o pessimismo de alguns, que taxam a medida como “trapalhada jurídica de viés político” e não como uma atitude corajosa de enfrentamento, apenas contribui para empurrar a profissão de volta ao estado de acovardamento em que esteve até bem pouco tempo.

Informamos que a luta continua, pois, infelizmente, o EAD tornou-se política de governo, com a publicação do Decreto Federal nº 9057/2017 e da Portaria Normativa nº 11/2017, do Ministério da Educação.
Para conhecer as ações do CFF e CRFs contra o EAD na graduação em saúde acesse:

?Data: 20/02/2017 – CFF e FCFAS chamam profissões da saúde ao debate sobre cursos de EAD na graduação

?Data: 17/03/2017 – Profissões da saúde vão pedir ao Governo fim dos cursos predominantemente à distância

?Data: 26/04/2017 – Profissões da área da saúde reafirmam posição contra EAD na graduação

?Data: 09/08/2017 – Na Câmara, CFF defende ensino presencial como fator essencial na formação em saúde

?Data: 20/10/2017 – Publicadas as novas DCNs do Curso de Graduação em Farmácia

?Data: 11/05/2018 – Fórum de Conselhos debate Ensino a Distância – https://bit.ly/2KTzTHJ
Assista ao vídeo

?Data: 15/05/2018 – Restrição ao EaD na área da saúde é consenso entre entidades e parlamentares

Assista ao vídeo da audiência pública, clique aqui.

?Data: 12/06/2018 – CFF pede apoio ao senador Dario Berger às demandas da Farmácia

?Data: Data: 01/02/2019 – CFF proíbe registro de graduados com diplomas de cursos EAD

Fonte: Comunicação do CFF