Os farmacêuticos impactam na saúde de pacientes e financeiramente nos sistemas de saúde. Prova disso é o resultado de uma atuação inovadora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Desde 2018, a cidade implementou a Política Municipal de Assistência Farmacêutica que colocou o profissional na gestão logística de medicamentos e na assistência direta às pessoas. Só no primeiro ano de vigor da Política, o município economizou 4 milhões de reais com medicamentos. É o que demonstrou o coordenador da Assistência Farmacêutica Municipal, Leonel Almeida, durante a última Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília.

O coordenador explicou que a economia foi possível graças a uma ação integrada entre a Coordenação de Assistência Farmacêutica e as Comissões de Licitação e de Farmácia Terapêutica, atuante na atualização das listas de medicamentos. “A combinação de esforços garantiu economicidade nas aquisições e a qualidade dos fármacos. Todas essas ações, além da informatização da gestão logística de distribuição, visando deixar o medicamento disponível no local correto para pessoa certa, nos permitiram evitar perdas de medicamento por vencimento de mais de 1 milhão e 700 mil unidades de medicamentos. Também foi possível planejar as novas compras de maneira adequada e, com os recursos economizados, acrescentar itens à lista municipal de medicamentos essenciais, ampliando-se assim o atendimento das pessoas com o mesmo recurso utilizado”.

A atuação de equipe de logística e a informatização geram um impacto significativo nos cofres públicos e benefício direto aos pacientes que conseguem ter acesso a medicamentos. “Se economizou neste ano em torno de 800 mil reais simplesmente por colocar um medicamento correto no lugar correto. Aqui no nosso indicador a gente chama de remanejo de medicamentos. Só em 2018, em 2019 foi um valor semelhante e 2020 nós vamos chegar novamente a 800 mil reais”, ressalta , Leonel Almeida.

O município de Porto Alegre tem atualmente quatro profissionais atuando na Coordenação de Assistência Farmacêutica, quatro no apoio logístico de medicamentos e 23 atendendo a população diretamente nas farmácias distritais.

Essa matéria também está disponível na rádio newsfarma.cff.org.br

Fonte: Comunicação do CFF