Com o objetivo de aproximar os profissionais farmacêuticos, acadêmicos de cursos de Farmácia e técnicos de laboratórios de Rondônia às novas informações técnico-científicas da área da saúde, com foco na assistência farmacêutica, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF/RO) realizará de 24 a 26 de março, a partir das 19h, o 1º Congresso Virtual de Ciências Farmacêuticas do Estado, com transmissão via Youtube. Trata-se de um evento gratuito, que ao final concederá certificado a todos que atingirem 75% de participação.

Para se inscrever, basta acessar o site www.crf-ro.org.br, que fará o direcionamento à página do Congresso, onde constam todas as informações e a programação das três noites. Ao todo serão seis palestras proferidas por farmacêuticos especialistas em diversas áreas. O link da transmissão será disponibilizado por e-mail.

Ao idealizar o Congresso Virtual, a Diretoria do CRF-RO segue a tendência mundial com a pandemia da Covid-19 que alterou a rotina das pessoas que passaram a trabalhar em home office, possibilitando com isso buscar novas formas para aperfeiçoar o conhecimento entre uma atividade e outra. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que durante o período de isolamento social pelo menos 1,7 milhão de pessoas fizeram matrículas em cursos on-line no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

No dia 24, após a abertura oficial, a série de palestras será iniciada pela doutora em ciências médicas Gilcilene Maria dos Santos El Chaer, que falará sobre Manejo das Infecções Vaginais na Farmácia Comunitária. Farmacêutica-bioquímica, Gilcilene é especialista em citologia clínica e em análises clínicas; mestre em medicina tropical e atualmente é presidente da Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Farmácia (CFF), presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF), diretora da Associação Brasileira de Farmácia (ABEF) e presidente da Comissão Parlamentar da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Na mesma noite, o mestre em medicina laboratorial e tecnologia forense pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rodolfo Fernandes, palestrará sobre Interpretação de Exames Laboratoriais Aplicados à Farmácia Clínica. Formado em farmácia-bioquímica pelo Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), Rodolfo Fernandes é especialista em análises clínicas, coordenador do projeto Ciência Solidária-RJ e professor nos cursos de especialização em Farmácia Clínica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ).

Desafios para Adequação Legal do Profissional Farmacêutico na Área de Estética é o tema a ser abordado no dia seguinte, a partir das 19h15,  pela doutora em clínica médica e pós-doutora em ciências médicas, Albina de Fátima Silva Ramalho. Farmacêutica-bioquímica com habilitação em análises clínicas, Albina Ramalho também é especialista em manipulação alopática magistral, cosmetologia, farmácia estética e homeopatia; mestre em biociências com linha de pesquisa em metabolismo e transdução de sinais, trabalhando com inflamação hipotalâmica e barreira hemato-encefálica na obesidade. Ela ainda é docente da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, de cursos de especialização em todo o País e coordenadora pedagógica das especializações na área de saúde estética do Instituto Arel Iuga de Educação em Cuiabá (MT).

Na sequência, a farmacêutica e nutricionista Cássia Correia falará sobre Ozonioterapia, que consiste em uma forma de medicina alternativa que contribui para aumentar a quantidade de oxigênio no corpo introduzindo ozônio. Credenciada pelo CFF como ozonioterapeuta, Cássia Correia é pós-graduada em medicina estética pela Associação Internacional de Medicina Estética (Asime), pós-graduada em fitoterapia e plantas medicinais, idealizadora dos cursos de capacitação profissional do Instituto Cássia Correia e esteticista com 18 anos de experiência, inclusive na área de cosmetologia.

Na última noite, a doutora em ciências farmacêuticas Maely Peçanha Fávero Retto colocará em pauta A Construção Profissional do Farmacêutico Hospitalar. Mestre em química biológica, especialista em farmácia hospitalar e em farmácia clínica, com MBA Executivo pelo Instituto Copead, Maely Peçanha é atualmente tecnologista hospitalar, docente da Residência Multiprofissional  em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e farmacêutica do Hospital Municipal Miguel Couto, do Rio de Janeiro.

A programação será encerrada com o mestre em gestão, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia, Daniel Jesus de Paula, explanando o tema Prescrição de Probióticos. Especialista em farmacologia, Daniel Jesus atualmente é farmacêutico efetivo da Indústria Química do Estado de Goiás, professor em diferentes instituições e secretário-geral do CRF/GO.

Fonte: CRF/RO
Texto: Ascom CRF/RO