Com o objetivo de mostrar o papel do farmacêutico no Sistema de Saúde, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) realizará no próximo sábado (24), numa parceria com o Conselho Federal (CFF) e coordenações dos cursos de farmácia, ação voltada à comunidade com a prestação de serviços e orientações sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti e a automedicação, nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.  O evento inclui também teste gratuito de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros inerentes à profissão.

Em Ji-Paraná, conforme a professora Rita Martins, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Luterano (Ceulji/Ulbra), o evento acontecerá no estacionamento do supermercado Irmãos Gonçalves, a partir das 7h. Pit stop também será realizado para distribuição de materiais informativos à população sobre a prevenção à dengue, zika vírus, chikungunya, entre outras que se tornam ameaça com a chegada das chuvas.

O evento é alusivo ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro. Ainda no sábado, das 14h às 18h, com base no programa de Educação Continuada, o CRF-RO promoverá no auditório da Faema, em Ariquemes, curso sobre Interpretação de Exames Laboratoriais no Cuidado ao Paciente.

Na capital, as atividades alusivas ao Dia internacional do Farmacêutico serão desenvolvidas no domingo (25), das 14h às 19h, no Porto Velho Shopping, numa parceria também da coordenação do curso de farmácia da Fimca.

Convidamos todos os farmacêuticos do Estado e a população dos municípios envolvidos a participar desta ação, que acontecerá simultaneamente em vários países, como Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela”, disse o presidente do CRF-RO, Adelmo Clementino, reforçando que um exército de farmacêuticos estará prestando serviços à comunidade em todo o País sob a coordenação dos CRFs e CFF, numa iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), apoio da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP; e a parceria da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).

Assessoria: CRF-RO