Visando melhorias das condições de trabalho e de salário para os profissionais da área da saúde em Rondônia, bem como atendimento com mais qualidade para a sociedade, os Conselhos de Profissionaisdo Estado se uniram e criaram o Fórum de Profissionais de Saúde. A pauta principal no momento é a aprovação de um Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) que satisfaça aos quase 50 mil trabalhadores da Saúde e não apenas uma categoria.

Em reunião na sede do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em Porto Velho, na segunda-feira (11), quando da criação do Fórum, o presidente Robinson Machado criticou o fato de o governo não apresentar resposta sobre o PCCR e não ter permitido a participação na elaboração do projeto de lei, que em sua avaliação dos demais profissionais tem várias irregularidades e incongruências.

“Temos a responsabilidade ética e profissional com esses colegas, e o PCCR depende de nós, mas não tivemos resposta da Sesau e não foi permitida nossa participação na elaboração, citou, completando que “todos queremos melhorias para os quase 50 mil trabalhadores da saúde em Rondônia”.

Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO), Rogelio Rocha, em meio a esta pandemia o momento é propício para que os gestores do Estado verifiquem a importância dos profissionais da Saúde. “Acredito que estão vendo na prática quanto são importantes estes profissionais para o desempenho de um bom atendimento à sociedade, principalmente salvando vidas”, avaliou o representante dos Farmacêuticos e Técnicos de Laboratórios de Rondônia.

Já a presidente do Conselho de Radiologistas, Elba de Freitas, disse que a união dos profissionais vai contribuir para a melhoria das condições de trabalho e salariais, especialmente dos técnicos em radiologia que não têm respeitadas as 24h semanais.

Rodrigo Campos, do Conselho de Fisioterapia, afirmou ter certeza que todas as profissões terão avanços e a sociedade poderá contar com assistência à Saúde com mais qualidade a partir desta união.

Como representante dos psicólogos do Estado, Cleibson André destacou a importância deste momento para os profissionais que também querem garantir à sociedade mais qualidade na prestação dos serviços, que por sua vez também terão maior fiscalização.

“Esta união dos Conselhos só tende a fortalecer todas as atividades da Saúde”, reforçou Regis Georg, do Conselho de Enfermagem.

Uma nova reunião deverá ser realizada nos próximos dias para que o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa sofra modificações que satisfaçam a todas as categorias, e que seja aprovado o mais breve possível.