As duas primeiras palestras que abriram nessa quarta-feira (24) o I Congresso Virtual de Ciências Farmacêuticas, promovido gratuitamente Pelo Conselho de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), foram consideradas bastante proveitosas pela maioria dos  farmacêuticos, acadêmicos e técnicos de laboratórios para os quais o evento é destinado. Após a abertura oficial feita pelo vice-presidente do Conselho, Dr Enéias Rocha, seguido do presidente Dr Rogelio Barros, a Dra Gilcilene Chaer, farmacêutica-bioquímica, especialista em citologia clínica e em análises clínicas e mestre em medicina tropical, iniciou a série de seis palestras, que segue até esta sexta-feira (26) com diferentes ministrantes, falando sobre Manejo das Infecções Vaginais na Farmácia Comunitária.

“Estou aprendendo muito”, disse a participante Cleide Alves, sendo complementada por Ana Santana com “Muito bom. Obrigada CRF-RO pela grande oportunidade”. “Parabenizo o CRF-RO pela organização. Esta palestra vai agregar muito”.

Antes de começar a palestra, a Dra Gil observou a importância do farmacêutico cumprir seu papel como orientador, com vistas à redução, por exemplo, dos casos de cânceres de útero, uma média de 5 mil anual. Segundo ela, tudo começa pela vontade de fazer.

“A partir de agora teremos um atendimento diferenciado. Que aula!” Disse Dr Enéias, completando que o farmacêutico bem preparado vai atender melhor e poderá fidelizar seus pacientes. “Esteja ao lado de pessoas que inspiram você”, reforçou.

Na sequência, Dr Rodolfo Fernandes abriu sua palestra fazendo uma observação sobre a atuação do farmacêutico que deve ser focada na prevenção de doenças. Segundo ele, o farmacêutico pode solicitar a realização de exames, mas não para diagnóstico. “Como profissional de saúde, o farmacêutico tem que pensar na prevenção de doenças, como diabetes. Dr Rodolfo ainda aproveitou para indicar, especialmente aos acadêmicos e recém formados, as novas áreas de atuação, a exemplo da nefrologia e acompanhamento de gestantes. Ao final, ele se prontificou em vir para Porto Velho, assim que esta pandemia passar, ministrar curso gratuito em um fim de semana, com carga horária de 16h.

Para o Dr Rogelio, o evento é a realização de um sonho, apesar de não poder ser presencialmente.

O Congresso segue na note desta quinta-feira (25), a partir das 19h, com a palestra Desafios para Adequação Legal do Profissional Farmacêutico na Área de Estética, a ser ministrada pela doutora em clínica médica e pós-doutora em ciências médicas, Albina de Fátima Silva Ramalho. Na sequência, a farmacêutica e nutricionista Cássia Correia falará sobre Ozonioterapia, que consiste em uma forma de medicina alternativa que contribui para aumentar a quantidade de oxigênio no corpo introduzindo ozônio. Credenciada pelo CFF como ozonioterapeuta, Cássia Correia é pós-graduada em medicina estética pela Associação Internacional de Medicina Estética (Asime) e pós-graduada em fitoterapia e plantas medicinais.

Fonte: CRF-RO
Texto: Ascom CRF-RO