Uma casa dos farmacêuticos, que atua para manter a integridade da profissão, a expansão do mercado de trabalho e proteger a sociedade dos maus profissionais. Foi assim que o Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) Dr Rogelio Barros definiu a entidade representativa da classe farmacêutica, nesta quarta-feira (9), durante solenidade de entrega da Cédula de Identidade Profissional Provisória a bacharelas do curso de Farmácia do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca).

Contrariando os que apontam o Conselho como órgão que “persegue” ou “multa”, Dr Rogelio citou a garantia do trabalho como uma das missões do CRF, ressaltando que sem a fiscalização o mercado de trabalho se fecha para os profissionais, a exemplo do que aconteceu no início de 2020, quando os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos aproveitaram a paralisação das fiscalizações para promoverem demissões. Com a posse da nova Diretoria, o planejamento das fiscalizações foi reiniciado, adotando-se o protocolo de medidas contra a Covid-19, e as contratações reiniciadas.

Ao entregar a documentação às novas farmacêuticas, Josiane de Castro Oliveira, Laiane Gomes Alves e Vanessa de Aguiar Batista, o presidente do CRF-RO ainda falou sobre os investimentos que vêm sendo realizados pelo CRF-RO, colocando os farmacêuticos do Estado em sintonia com os avanços de grandes centros, como a realização do1º Congresso Virtual de Ciências Farmacêuticas de Rondônia  e o lançamento da Academia Virtual de Farmácia de Rondônia, disponibilizando 450 cursos on-line em parceria com o CRF-SP. Por fim ele orientou para que atuem com seriedade, buscando sempre o cumprimento da legislação, com foco na maior aproximação com o paciente.  “Temos que ter noção da dimensão da nossa responsabilidade”, frisou.

O Vice-Presidente Dr Enéias da Rocha aproveitou para reforçar a importância da fiscalização e orientar as recém-formadas a buscarem informações junto ao Conselho sobre a validade dos cursos ofertados na área farmacêutica, enquanto a Diretora Tesoureira Dra Celina Bertoni frisou que assim como a Bíblia o Código de Ética também é algo que deve estar na cabeceira da cama.

Além do recebimento da documentação, que tem validade de um ano, até ser confeccionada a Carteira Profissional, as três novas profissionais também comemoram o fato de já estarem atuando na área. Isso porque, segundo elas, graças à orientação dos professores, no decorrer do curso já buscaram definir as áreas que seguiriam entre as mais de 130 que o curso oferece. Josiane e Vanessa trabalham em uma drogaria, enquanto Laiane está lotada na farmácia de uma unidade hospitalar.

Outros cinco bacharéis em Farmácia estão com a documentação pronta, que são:

Elvira Santos Moreira
Iane Mercado Cezar Tavares