Uma matéria postada no fim de semana no Portal do Governo de Rondônia destaca o trabalho dos farmacêuticos no Hospital de Base Dr Ary Pinheiro, em Porto Velho, entre eles o presidente do CRF-RO, Dr Rogelio Rocha, com uma das práticas de cuidado com o paciente de alta complexidade. Trata-se da manipulação da nutrição parenteral total, utilizada quando a alimentação pelas vias fisiológicas, de modo convencional, não é possível. Por ano, são atendidas aproximadamente 4 mil prescrições individualizadas, que contribuem com a saúde e alta hospitalar.

O Portal aponta que na internação hospitalar, a nutrição é o fator primordial para recuperação de enfermidades, e ofertada de acordo com as necessidades de cada pessoa, potencializando a melhora. Os nutrientes podem ser entregues de forma convencional, com o alimento sólido ou por nutrição parenteral (líquida) aplicada diretamente na veia.

Para pacientes imunossuprimidos, em estado crítico e em Unidades de Terapia Intensiva – UTI, com possível evolução para um quadro de desnutrição, por baixa absorção de nutrientes e com prescrição médica suspendendo a alimentação oral, são aplicadas as práticas de terapia nutricional parenteral total, que é um dos tipos de nutrição completa para tratamento médico, qual favorece a cicatrização de feridas e reduz as complicações na estadia hospitalar.

Existem dois tipos de bolsas de nutrição parenteral, as prontas, para uso adulto, que possuem fórmulas padronizadas, mas não contêm vitaminas e oligoelementos; e as manipuladas que são produzidas de forma individualizada. Adriana Painko, gerente da farmácia destaca, “temos um núcleo de nutrição parenteral total, onde manipulamos cada prescrição, e adicionamos os carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, favorecendo a melhora clínica do paciente”.

“Não existem para comercialização bolsas prontas de uso infantil, maior público atendido com nosso trabalho”, destaca Rogélio Rocha, coordenador do Núcleo de Nutrição Parenteral Total, o qual evidencia, ainda que a manipulação reduz gastos para o Estado. “A bolsa pronta para uso adulto custa o dobro do valor gasto com a aquisição dos componentes para manipulação”.

Rodrigo Bastos, diretor-geral do HBAP, elenca que a manipulação dessa nutrição específica traz inúmeros benefícios. “Ofertamos um suporte nutricional que resulta  na melhoria da cicatrização de feridas, diminuição da resposta catabólica às lesões, redução das complicações e do tempo de estadia no hospital, gerando economia para o Estado”.

NÚCLEO DE NUTRIÇÃO 

O Núcleo de Nutrição Parenteral Total – NPT faz parte da gerência de farmácia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, atende pacientes adultos e recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HB e infantil do Hospital Infantil Cosme e Damião.

No primeiro quadrimestre de 2022, foram atendidas 363 prescrições adulto e 540 pediátricas, totalizando 903, em 2019, atendeu o total de 3.860 prescrições, em 2020, 4.365, em 2021, 3.752.

Fonte: Governo de Rondônia
Texto: Secom e Ascom CRF-RO