A Gerência de Farmácia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, elaborou recentemente a “Cartilha de Orientações para Uso Seguro de Medicamentos”, contendo estratégias e conceitos que envolvem o uso seguro dos medicamentos, com conteúdo acessível a todos os colaboradores, inclusive de outros setores da unidade de saúde.

A Farmacêutica-Bioquímica Adriana Painko, gerente de Farmácia do HB, explicou que constam na publicação informações sobre os fluxos executados no setor, além de alerta sobre a prática de automedicação, curiosidades, mitos e verdades, bem como falhas no uso de medicamentos que provocaram danos irreparáveis a vários pacientes em níveis nacional e internacional. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos que mais causam intoxicação são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.

“De uma maneira prática e de certa forma lúdica, com diversas figuras ilustrativas, a cartilha oferece informações detalhadas de todos os processos de trabalho padronizados na Farmácia do Hospital de Base, focando em estratégias de segurança, padronizadas em nível mundial, para que através das mesmas, os profissionais possam ser envolvidos e sensibilizados para a redução dos riscos associados aos cuidados em saúde”, citou a gerente.

A cartilha, elaborada com o apoio da Diretoria do HB, ressalta a necessidade da Cultura de Segurança com o objetivo de diminuir os riscos no ambiente de trabalho e garantir a proteção e a integridade física dos colaboradores e pacientes no âmbito hospitalar.

Erros de medicação causam pelo menos uma morte nos Estados Unidos todos os dias e danos a aproximadamente 1,3 milhão de pessoas, resultando em um custo anual estimado em torno de US$ 42 bilhões, quase 1% do total de despesas em saúde no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), relativos ao ano de 2017. Os eventos adversos relacionados a essa prática ocorrem frequentemente em hospitais, envolvendo a prescrição, dispensação e/ou administração, podendo acarretar implicações, como aumento do tempo de hospitalização, custos indevidos, desconforto e incapacidade para o paciente ou ainda aumento da mortalidade.

A cartilha trata da Meta 3 de Segurança do Paciente/MS, que versa sobre “Melhorar a Segurança na Prescrição, no Uso e na Administração de Medicamentos”, para garantir a segurança dos pacientes.

Equipe de análise farmacêutica das prescrições

De acordo com o estudo ‘Caracterização do perfil das intoxicações medicamentosas por automedicação no Brasil’, produzido por um grupo de farmacêuticos pesquisadores e publicado em maio de 2020 na Revista Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento (Research, Societydevelopment), de 2010 a 2017 foram notificados 565.271 casos de intoxicação no Brasil. Desses, pelo menos 298.976 tiveram o medicamento como agente tóxico mais frequente, correspondendo a 52,8% do total das ocorrências. Os medicamentos intoxicaram mais que drogas de abuso, agrotóxicos agrícolas e raticida, responsáveis por 88.686 (15,6%), 37.950 (6,71%), 34.027 (6,01%) dos casos respectivamente. As notificações com menor predominância foram dos cosméticos com 7.751 (1,37%).

PLENÁRIA DO CRF-RO

O material elaborado pelos Farmacêuticos do HB foi destacado pelo conselheiro Adelmo Clementino da Rocha, na 4ª Plenária Ordinária do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), a primeira itinerante do ano, realizada no dia 29 de abril, em Rolim de Moura. Dr Adelmo compõe a equipe de Farmácia do HB, juntamente com o presidente do CRF-RO, Dr Rogelio Rocha Barros; e os demais Farmacêuticos Elaine Araújo Jennings, Fabiany Gomes Serafim, Francisca Maria Coutinho da Silva, Lourival Campelo Filho, Maria Lúcia Belém dos Santos Silva, Patrícia Vicente, Sandra Maria Braga Cavalcante Guimarães, Saulo Guimarães Belo, Saulo Guimarães Belo, Sérgio Costa Manussakis e Wellington Magalhães de Moraes.
Quarta Sessão Plenária Itinerante acontece pela primeira vez na Faculdade Estácio São Paulo, em Rolim de Moura, com a presença de 9 dos 12 conselheiros regionais.

Conselheiro Dr Adelmo citou a Cartilha durante Sessão Plenária em Rolim de Moura

Na pauta da Sessão em Rolim de Moura constaram deliberações sobre inscrição, cancelamento e reativação de profissionais, bem como inscrição e baixa de estabelecimentos, entre outras.

Participaram os conselheiros:

– Rogelio Barros – Presidente do CRF
– Jeferson Salvi – Vice-Presidente
– Elin Leiliani – Secretária-Geral
– Vera Gomes Geron
– Nelson Júnior
– Adelmo Clementino
– Giovana Rodrigues
– Lincoln Ferreira
– Henrry James

Fonte: Gerência de Farmácia do HB
Texto: Ascom CRF-RO