Era o ano de 1994, quando a farmacêutica-bioquímica Cristiane Macêdo Feijó ajudou a fundar o primeiro serviço de atendimento farmacêutico de uma farmácia comunitária – o SAC Farma 24 horas. Referência até hoje no Estado do Ceará, a doutora foi homenageada pelo Conselho Federal de Farmácia com a Comenda do Mérito Farmacêutico 2018. A honraria destaca profissionais que prestam serviços relevantes à profissão e às comunidades.

Foi na sala do SAC que Cristiane Feijó ajudou a criar o primeiro serviço de atendimento farmacêutico de uma unidade como aquela. A profissional explica que vivenciando o dia a dia com os operadores de marketing, via que muitos adentravam na área farmacêutica porque o cliente sempre perguntava mais detalhes sobre o que estava na receita e sobre o que sentia. “O paciente não perguntava só o preço e qual era a loja. Ele dizia: estou sentindo isso, será que é do medicamento? O brasileiro é assim. Ele acaba perguntando muita coisa. Foi daí que eu vi a necessidade que a gente tivesse um grupo de farmacêuticos que atendesse aos pacientes e desse as orientações cabíveis e, principalmente, zelasse pelo uso racional do medicamento”.

Antes                                                                                                                                           Depois

O serviço criado pela farmacêutica na década de 1990 no estado do Ceará, foi expandido e atualmente ajuda pessoas por todo o país, como detalha a atual coordenadora da ação, a farmacêutica Caroline Ferreira. “Hoje, nós temos 852 salas de atenção farmacêutica em todo o Brasil. Fazemos em torno de 170 mil atendimentos por mês e realizamos diversos serviços como check up de pressão arterial, de glicemia capilar, bioimpedância, fazemos a aplicação de brincos, aplicação de injetáveis, testes rápidos de laboratório, como PSA e dengue, perfil lipídico, BetaHCG, realizamos as consultas farmacêuticas com o autocuidado, fazemos vacinação”.

O serviço ajudou pessoas como Maria Daiane Oliveira da Silva, que buscou ajuda para perder peso no início deste ano. Ela conta que eliminou 10kg. “Vim agradecer à Aline Pimenta, farmacêutica que me acompanhou, pois eu procurei a mesma em fevereiro para bater uma meta pessoal que era de redução de medidas com saúde só que está sendo além disso. Então, muito obrigada Aline. Eu sou muito grata por isso”, diz.

Outro beneficiado, na mesma farmácia em Fortaleza, foi Antônio Evaldo do Nascimento. Ele conseguiu parar de fumar após procurar orientação clínica farmacêutica. “Se não fosse por ela eu não tinha conseguido. A ajuda profissional foi muito importante nesse processo de parar de fumar porque sozinho a gente não consegue, mas, graças a Deus deu tudo certo. Eu só tenho a agradecer mesmo”, desabafa.

Os resultados dessa ação iniciada por Cristiane Macedo Feijó deixam a homenageada com a Comenda do Mérito Farmacêutico ainda mais orgulhosa. “Fico realmente muito honrada. É a valorização do farmacêutico e do nosso trabalho. São novas frentes que a gente está abraçando e fazendo com muita competência, então agradeço demais e me sinto motivada para abraçar novos desafios na profissão”.

Fonte: Comunicação do CFF