A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) anunciou nesta quarta-feira (8) que já recolheu cerca de 200 lotes de remédios reguladores de pressão arterial, após identificar impurezas que podem causar câncer.
Os medicamentos que tiveram lotes recolhidos são o losartana — o segundo medicamente mais vendido no Brasil — e o valsartana. Os números específicos dos lotes afetados poderão ser consultados no site da agência.

A agência também informou que suspendeu a importação, distribuição e comercialização de outros produtos da mesma classe de controle de pressão — os terminados em “sartana” —, nos quais foram encontrados indícios ou evidência de potencial cancerígeno.

Com receio de que os brasileiros com pressão alta parem de tomar o remédio após a notícia do recolhimento, a Anvisa informou que o potencial cancerígeno encontrado nesses produtos é “ínfimo” e que os pacientes não devem se alarmar ou fazer mudanças nos seus tratamentos sem antes consultar um médico ou um farmacêutico.

— Se o hipertenso parar de usar os medicamentos, ele pode ter consequências muito serias à saúde ainda no mesmo dia —, explicou o gerente-geral de inspeção e fiscalização sanitária, Ronaldo Gomes.

Os números divulgados pela Agência de Medicamentos Europeia (EMA, em inglês), indicam que, se um paciente tomar uma dose máxima do remédio afetado por 5 anos, a exposição vai gerar um novo caso em cada 6 mil pacientes. No Brasil, a incidência normal de câncer é de 1 a cada 333 brasileiros, em um total de 600 mil
diagnósticos da doença por ano.

Fonte: Anvisa
Texto: O Globo