A Polícia Civil, através da delegacia de Ouro Preto do Oeste (RO), realizou operação na manhã desta segunda-feira para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão, além de outras diligências, em Ouro Preto e Ji-Paraná. A ação contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF/RO), por meio do conselheiro regional Dr Jeferson Salvi, que foi contactado para esclarecimentos.

Segundo as investigações, um ex-funcionário de uma grande rede de farmácia e um representante de uma empresa de distribuição de medicamentos estariam desviando substâncias de uso controlado e realizando compras irregulares em nome da farmácia para possível revenda em “mercado paralelo”. Tal conduta pode configurar crime de tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.

Durantes as buscas foram apreendidos diversos medicamentos, incluindo mais de 50 caixas de psicotrópicos que causam dependência, sem qualquer nota fiscal ou receitas médicas e em condições precárias de armazenamento.
O delegado responsável pela investigações, Dr Niki Alves Locatelli, esclareceu que muitas pessoas não sabem que a venda irregular de medicamentos pode configurar o crime de tráfico de drogas, além de causar grandes prejuízos à saúde pública, visto que a comercialização irresponsável de psicotrópicos, principalmente os voltados ao combate da ansiedade e depressão, tem causado dependência e danos irreversíveis em pacientes.
O presidente do CRF/RO, Dr Rogelio Barros, esclarece que os medicamentos são drogas que precisam de local adequado e profissional qualificado (farmacêutico) para armazenamento e dispensação. Ele enfatiza que o Conselho Regional de Farmácia está sempre à disposição para que a sociedade tenha acesso seguro aos medicamentos.

Fonte: CRF-RO