A sede do CRF-RO foi transferida temporariamente na tarde de sexta-feira (10) para o Anfiteatro do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho, onde ocorreu a 11ª Sessão Plenária do ano com a posse dos conselheiros regionais para os quadriênios 2022/2023 e 2023/2026; e em seguida da Diretoria para o biênio 2022/2023.

Com a adoção de todos os cuidados de controle da Covid-19, o evento reuniu um seleto número de convidados, entre eles o presidente do Conselho Regional de Medicina, Robinson Machado; Beatriz Xavier, Farmacêutica do Núcleo de Medicamentos da Agevisa-RO; o ex-presidente do Conselho João Dias, como Presidente de Honra; a presidente da Comissão Eleitoral, Marcela Cristina; Diretora-Acadêmica da Fimca, Nelice Batistelli; funcionários do Conselho, familiares dos empossados, entre outros colegas de profissão e ex-alunos.

O presidente reeleito Rogelio Rocha fez um discurso com apelo para a união do Plenário, reforçando que os embates ocorreram no período das eleições, mas que agora o que se busca é o comprometimento de cada eleito para um CRF mais forte, e desta forma garantir avanços e conquistas para a classe e a sociedade com a melhoria da assistência farmacêutica.

Democracia é plenário forte. Não somos cooperativa e nem associação. Temos a missão de fiscalizar. Por isso nosso compromisso é com a formação e ética dos profissionais”, reforçou.

Após a abertura com a execução do Hino do Farmacêutico , foi feita a leitura da ata pela presidente da Comissão Eleitoral e em seguida dada posse aos conselheiros regionais para o próximo quadriênio: Giovana Rodrigues, Henry James e Lincoln Oliveira; e para 2023/2026 foram Celina Bertoni, Rogelio Rocha e Ilma Freitas, que fez o juramento.

A Diretoria é composta pelos conselheiros Rogelio Rocha (Presidente reeleito), Jeferson Salvi (Vice-Presidente), Elin Rolim (Secretária-Geral) e Enéias Rocha (Tesoureiro). Coube ao Vice-Presidente a leitura do juramento.

A sessão seguiu com a entrega de Diplomas pelos Relevantes Serviços Prestados ao CRF-RO à conselheira Celina Bertoni e João Dias, que encerrou o mandato de conselheiro por 12 anos consecutivos.

A diretora-acadêmica Nelice falou da satisfação de estar participando daquela solenidade tendo ao seu lado Rogelio Rocha, ex-aluno da instituição e hoje professor, ocupando o cargo de presidente do Conselho.

Já o representante do Cremero, , que preside também o Fórum de Conselhos Profissionais de Saúde, do qual o CRF-RO é integrante, destacou a importância desta nova entidade, que atua em prol da saúde, enfatizando o trabalho da Medicina e da Farmácia que, segundo ele, andam junto, “de forma uníssona e conflituosa”. E citou a criação da Certificação Digital para médicos e farmacêuticos que tem por objetivo viabilizar a assinatura digital desses dois profissionais. “Isso mostra a união dessas classes”, ressaltou.

João Dias externou a satisfação de ver os conselheiros fazendo o juramento, tal qual fizeram quando da conclusão do curso pelo exercício pleno da profissão com base nas legislações vigentes. Com 23 anos de profissão, dos quais 12 anos atuando como conselheiro regional, duas vezes eleito vice-presidente e uma presidente, João Dias acredita na autarquia mais fortalecida com os avanços em prol da profissão que é milenar e dos próprios profissionais. “O que seria da humanidade se não fosse o fármaco?”, questionou ao destacar a importância da profissão farmacêutica.

Confira mais imagens da Sessão de Posse: