Importantes propostas voltadas aos farmacêuticos de Rondônia que beneficiam direta ou indiretamente a população foram aprovadas na sexta-feira (5) pelo Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), em sua primeira Sessão Plenária de 2021. Reunidos com todos os cuidados que o momento requer, devido à pandemia da Covid-19, a maioria dos conselheiros participou de forma virtual, inclusive o presidente Rogelio Barros, que cumpria agenda em Cacoal, estando de forma presencial apenas o vice-presidente Enéias Rocha e o conselheiro suplente Adelmo da Rocha.

Entre os itens da pauta aprovados, está a adesão do CRF-RO à Academia Virtual de Farmácia, vinculada ao CRF-SP. Com isso, os farmacêuticos de Rondônia poderão utilizar a plataforma Moodle, que consiste em uma sala de aula virtual, para acompanhar os cursos oferecidos pelo Conselho de São Paulo via internet. Em breve serão divulgados os procedimentos para o acesso, com a criação de um login de usuário e senha pessoal.

Com o objetivo de dar suporte à campanha de conscientização da população quanto à importância da doação de sangue e de medula óssea, visando aumentar o banco de doadores no Estado, o CRF-RO aprovou a assinatura de convênio de mútua cooperação operacional com o Instituto Nacional de Apoio à Vida (Invida). O documento a ser assinado estabelece apoio do CRF-RO para incentivar os farmacêuticos e técnicos de laboratórios de Rondônia a se cadastrarem como voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que atuam em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron).

Para facilitar o acesso dos farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia do Estado a novos conhecimentos neste período de pandemia, os conselheiros também aprovaram a realização do 1º Congresso Online do CRF-RO, em data a ser divulgada também em breve, com toda programação e as orientações necessárias para o acesso.

Na ocasião ainda foi aprovada a criação da Comissão De Ética II no âmbito do Conselho, tendo como membros os farmacêuticos Roberta Priscila Castilho, César Augusto de Oliveira e Marília Guedes, para o biênio 2020/2021.

Fonte: CRF-RO
Texto: Ascom CRF-RO