Está confirmada para esta sexta-feira (15), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Zona Norte, de Porto Velho, a aula inaugural do primeiro curso de farmácia hospitalar, que o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) realizará juntamente com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em seis módulos (de junho a agosto), destinado exclusivamente a farmacêuticos. As inscrições foram encerradas no último dia 4. O campus Zona Norte fica na avenida Governador Jorge Teixeira, 3146 – Setor Industrial da capital.

O primeiro módulo, que segue também neste sábado (16), das 8h às 12h e das 14h às 18h, tem como ministrantes os professores Josué Schostack e Maria José Sartório, que abordarão o tema “Introdução à farmácia hospitalar, legislação específica, políticas de saúde e ética, bioética e ética na pesquisa”.

Gestão de tecnologia em saúde é o tema do segundo módulo que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho. O terceiro será nos dias 13 e 14 de julho sobre “Manipulação e fracionamento de medicamentos”; o quarto, sobre “Gestão de pessoas, lideranças e relacionamento interpessoal”, será nos dias 27 e 28; o quinto, sobre “Gestão da qualidade e riscos em saúde”, nos dias 10 e 11 de agosto; e o sexto, com “Atividades clínicas”, nos dias 24 e 25. O horário será sempre das 19h às 22h30, nas sextas-feiras; e das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos sábados.

Para o presidente do CRF-RO, João Dias Júnior, e a conselheira federal por Rondônia, Lérida Vieira, o curso é uma oportunidade importante que os dois Conselhos oferecem aos farmacêuticos para aperfeiçoarem o conhecimento, gratuitamente, considerando que a farmácia hospitalar é uma das dez linhas de atuação do farmacêutico que englobam 134 especialidades especificadas na Resolução nº 572/2013 do CFF, que trata das várias possibilidades de atuação no ambiente hospitalar, como farmácia clínica domiciliar, farmácia clínica em cardiologia, em cuidados paliativos, em geriatria, em hematologia, em oncologia, em pediatria, em reumatologia, em terapia antineoplásica, em unidades de terapia intensiva, nutrição parenteral, pesquisa clínica, radiofarmácia, entre outras.

Josué Schostack é farmacêutico bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em administração hospitalar, mestre em atenção farmacêutica pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica do Rio Grande do Sul e autor de vários livros. Já a paranaense Maria José Sartório é farmacêutica com especialização em farmácia hospitalar e mestrado em gestão de assistência farmacêutica.

Fonte: CRF-RO
Texto: Assessoria de Imprensa do CRF-RO