Com a proposta de incentivar produções técnicas, científicas, artísticas, culturais e de intervenção social voltadas à promoção do uso racional de medicamentos com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde lançou dia 4 de maio a 5ª Edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” – 2022. Criada em 2009, a premiação visa dar destaque às ações que promovem o uso racional de medicamentos pela população, o que envolve a prescrição, a dispensação até o consumo desses produtos pelas pessoas.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 20 de junho até 18 de julho de 2022. Cadastramento deve ser feito exclusivamente via internet, em sistema informatizado disponível no site: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sctie/daf/eventos/2022/PremioUsoRacionalMedicamentos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. “O prêmio tem a finalidade de premiar e reconhecer o mérito dos serviços de saúde e o mérito científico dos pesquisadores que investigam temas relacionados ao uso de medicamentos pelos pacientes nos diversos contextos. Podem ser inscritos trabalhos que relatem ações para inibir e reduzir o uso inadequado de medicamentos e relatos de estratégias inovadoras para monitoramento automatizado do uso de medicamentos”, destacou a farmacêutica Pâmela Saavedra, do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim) e membro do Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos, organizador do prêmio.

A premiação é realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Podem participar pesquisadores, gestores, trabalhadores, artistas, representantes de instituições culturais e de organizações da sociedade civil com atividades desenvolvidas entre os anos de 2018 a 2022. Todas as iniciativas premiadas receberão menção honrosa, gravação de vídeo apresentando a experiência, publicação da experiência em capítulo dentro de e-book. As experiências da gestão e/ou clínica que conquistarem o primeiro lugar nas áreas prioritárias definidas no edital receberão 10 mil reais em prêmios.

Ouça a matéria completa na Rádio News Farma.

Fonte: Com informações do MS e CFF