Segundo estudo da People’s Vaccine Alliance (PVA), as vacinas contra a Covid-19 estão gerando um lucro combinado de US$ 65 mil por minuto para BioNTechModerna e Pfizer.

A análise foi feita com base nos balanços financeiros das farmacêuticas. Segundo a estimativa do instituto, os laboratórios em questão terão lucros de US$ 34 bilhões em 2021.

Maaza Seyoum, da African Alliance, membro da PVA, faz duras críticas as companhias. “É obsceno que poucas empresas ganhem milhões de dólares em lucros cada hora, enquanto somente 2% da população nos países de renda baixa está totalmente vacinada contra o coronavírus”, comenta.

Segundo o estudo, Pfizer e BioNTech destinaram menos de 1% de seus imunizantes para os países pobres, enquanto a Moderna tem um percentual ainda menor – apenas 0,2% das doses de sua vacina.

Outras empresas com imunizantes amplamente utilizados, como AstraZeneca e Johnson & Johnson, venderam as doses sem fins lucrativos, mas já anunciaram que a prática será encerrada devido à melhora na situação da pandemia.

Tecnologia dessas vacinas não foi transferida

Outra denúncia feita pela PVA é que, apesar de receberem um financiamento público superior a US$ 8 bilhões, nenhuma das três farmacêuticas aceitou transferir a tecnologia por trás da produção das vacinas para países pobres.

Questionado sobre a transferência de tecnologia, Albert Bourla, CEO da Pfizer, chamou a prática de “insensatez perigosa”.

A PVA pede que as farmacêuticas suspendam com efeito imediato as propriedades intelectuais sobre as vacinas contra a Covid-19 e tem o apoio de mais de 100 países, dentre eles os Estados Unidos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico