Para reforçar o alerta das organizações de saúde para a prevenção do câncer de mama, o mais incidente na população feminina, com 28% dos casos novos a cada ano, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia aderiu novamente ao Outubro Rosa inserindo no seu site o laço símbolo da campanha e a tonalidade rosa nas linhas divisórias dos links.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Para 2018, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 59.700 novos casos, com 14.388 mortes, sendo 181 homens e 14.206 mulheres entre 2013 e 2018;

Impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, desde 1998 várias políticas públicas vêm sendo desenvolvidas no Brasil para o controle do câncer de mama que é hoje uma prioridade da agenda de saúde do País e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde em 2011.

Durante este mês, várias ações são, com palestras, mobilizações nas ruas e realização de exames gratuitos. Procure a unidade de saúde mais próxima.

ATENÇÃO, FARMACÊUTICO!

O CRF-RO alerta os farmacêuticos de Rondônia a se envolverem na ação, como profissional da saúde, orientando e informando a população sobre o autoexame e formas de tratamento.

Entre as ações prioritárias da campanha, estão:
Rastreamento 

  • Ampliar o acesso à mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos.

Qualidade da Mamografia

  • Implementar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia.

Diagnóstico Precoce 

  • Estruturar serviços especializados para o diagnóstico das lesões mamárias.
  • Garantir o acesso das mulheres com lesões suspeitas ao imediato esclarecimento diagnóstico.
Tratamento Oportuno e de Qualidade
  •  Expandir e qualificar a rede de tratamento do câncer.

Comunicação e Mobilização Social

  • Desenvolver estratégias para difundir informações e mobilização social relativas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
  • Divulgar à comunidade as ações de promoção, prevenção e cuidados relacionados ao paciente e as informações epidemiológicas sobre câncer.

Capacitação Profissional

  • Capacitar profissionais da Atenção Básica e Secundária à Saúde para a detecção precoce.
  • Capacitar a rede básica para promoção, prevenção e diagnóstico precoce das neoplasias mais prevalentes, agilizando o acesso aos centros de tratamento.
  • Capacitar a rede básica para cuidados paliativos e acompanhamento conjunto com os centros de tratamento.

Informação

  • Produzir informações epidemiológicas e aperfeiçoar os sistemas de informação e vigilância do câncer.

 

Texto: Assessoria CRF-RO