O Conselho Federal de Farmácia (CFF) teve Nesse domingo (22), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, mais uma confirmação de que vem conseguindo colocar a Farmácia Brasileira como destaque no cenário mundial. O CFF recebeu da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), durante o 79º Congresso da entidade, o prêmio de “Melhor Campanha de Promoção da Saúde 2019 ” (FIP’s 2019 Health Promotion Campaign Award) durante o ano passado. Concedida ao projeto Farmacêuticos em Ação no Bem-Estar Global, a láurea foi entregue pelo presidente da entidade, Dominique Jordan, diante de representantes de nada menos que 115 países.  O Bem-Estar foi realizado em Porto Velho no dia 20 de abril de 2018.

Assista ao vídeo da solenidade de entrega do prêmio AQUI.

Assista ao vídeo com a mensagem do presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. CLIQUE AQUI. 

Realizado durante o ano de 2018, o projeto aconteceu em 9 cidades brasileiras e promoveu a valorização do trabalho do farmacêutico entre mais de 9,7 milhões de pessoas, que assistiram ao vivo no Programa Bem Estar, da emissora. Para conferir os resultados obtidos com o trabalho, assista ao vídeo.

“A profissão farmacêutica no Brasil passou por grandes transformações nos últimos anos e o projeto Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global foi uma maneira de mostrar isso às pessoas”, comentou Josélia Frade, coordenadora do projeto. “Dividimos esse prêmio com cada farmacêutico, estudante de Farmácia e gestor e funcionário de conselho que trabalhou para que o projeto fosse realidade. Mais, compartilhamos esse prêmio com cada farmacêutico que tem, com o seu trabalho, contribuído para que consigamos elevar a Farmácia Brasileira ao patamar que ela merece, de destaque mundial”, observou.

Por meio do projeto Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global, o CFF trabalhou para garantir que farmacêuticos, os estudantes de Farmácia e o público-alvo da ação pudessem tirar o máximo proveito de um convite da Rede Globo de Televisão para participar do projeto Bem Estar Global, que a emissora realizava em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Para as atividades, o CFF teve a colaboração dos conselhos regionais de farmácia, de universidades e de outras associações profissionais, a fim de realizar treinamento especial para que os farmacêuticos pudessem demonstrar a extensão dos serviços que a profissão farmacêutica pode oferecer, bem como as melhores práticas clínicas durante os eventos.

Os farmacêuticos ensinaram às pessoas com diabetes como usar insulina com segurança e mostraram às pessoas com asma como produzir espaçadores caseiros para dispositivos de inalação. Em uma das edições, os farmacêuticos realizaram testes de Papanicolau e forneceram informações sobre o câncer do colo do útero. Outras doenças nas quais os cuidados farmacêuticos foram demonstrados foram hipertensão, colesterol alto e obesidade.
Durante os eventos, 1.450 pessoas tiveram sua pressão arterial medida, 796 tiveram seu colesterol medido, 1.447 medidas de glicemia capilar e 397 tiveram sua capacidade pulmonar medida – tudo por farmacêuticos. Os farmacêuticos examinaram 153 mulheres em busca de câncer do colo do útero, 3% das quais nunca haviam sido testadas, com 11 sendo encaminhadas a especialistas para tratamento.

Participação na FIP – Além de concorrer à premiação pelo projeto Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global, que acabou de conquistar, o CFF participa de várias atividades dentro do Congresso da FIP, que começou no sábado, dia 21 de setembro, e vai até o dia 26, quinta-feira.

O Conselho inscreveu cinco trabalhos científicos – PHARMACISTS IN ACTION IN THE PROJECT “GLOBAL WELL-BEING”; SCREENING FOR DIABETES MELLITUS IN COMMUNITY PHARMACIES IN BRAZIL: RESULTS OF A NATIONWIDE CAMPAIGN, sobre o do RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS: NOVEMBRO DIABETES AZUL 2018 e a campanha Diabetes não tem Cara; IMPLEMENTATION OF AN ONLINE COURSE FOR PHARMACISTS IN BRAZIL: DISSEMINATING NEW CLINICAL PRACTICES, sobre o curso “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, ministrado dentro do Programa de Suporte Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar) e outros dois trabalhos sobre Residência em Farmácia – STRUCTURE OF RESIDENCIES FOR PHARMACISTS IN BRAZIL: A NATION WIDE SURVEY e CHARACTERIZING PHARMACY RESIDENCIES IN BRAZIL: A SURVEY ON FORMER RESIDENT PHARMACISTS’ OPINION.

Fonte: Comunicação do CFF
Foto: Ascom CRF-RO