A Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho realizou na manhã desta sexta-feira (6) audiência pública para tratar de receituários ilegíveis e seus riscos à saúde. A solicitação da discussão do tema partiu do Dr. Jardel Moura, conselheiro federal de Farmácia por Rondônia; e do Dr. Romeu Cordeiro, presidente da Junta Diretiva do CRF-RO; e foi prontamente atendida pelo vereador Da Silva do SINTTRAR, que viabilizou e deu total apoio à iniciativa.
Aberta a audiência, o Dr. Forland Oliveira, conselheiro federal de Farmácia pelo Distrito Federal, nomeado vice-presidente da Junta Diretiva pelo CFF, iniciou a discussão falando dos riscos à saúde associados aos receituários ilegíveis, enfatizando que “o farmacêutico tem um papel fundamental na saúde” e complementou “a saúde dos pacientes não pode ser posta em risco, por isso lembre-se: receita legal é receita legível”.

Ainda falaram sobre o tema, o Dr. Marcelo Arouca e a Dra. Anne Marie, os quais reforçaram a importância do farmacêutico no acompanhamento do tratamento dos pacientes; além do Dr. Jardel Moura, que na oportunidade agradeceu ao vereador Da Silva pelo apoio.

Por sua vez, o vereador Da Silva, sensibilizado com a importância do papel do farmacêutico na saúde, afirmou que verificará junto ao executivo municipal se o quadro atual de farmacêuticos no município de Porto Velho é suficiente para atender à população, e afirmou que cobrará a contratação onde houver déficit.

Prestigiaram ainda a audiência, o Dr. Eduardo Margonar, conselheiro federal suplente, além de farmacêuticos da iniciativa privada, estudantes e representantes da comunidade.