Farmacêuticos de Rondônia estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar gratuitamente na área da farmácia hospitalar, uma das dez linhas de atuação profissional que englobam 134 especialidades diferentes, no primeiro curso que está sendo oferecido em seis módulos pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO) juntamente com o Conselho Federal (CFF). A aula inaugural aconteceu na noite de sexta-feira (15), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) – Campus Zona Norte de Porto Velho, com o professor Josué Schostack e a professora Maria José Sartório; e seguiu no sábado (16) durante o dia, com o tema “Introdução à farmácia hospitalar, legislação específica, políticas de saúde e ética, bioética e ética na pesquisa”.

Na abertura, o presidente do CRF-RO, João Dias Júnior, falou da importância do curso, considerando as diversas áreas de atuação do farmacêutico, que só podem ser aperfeiçoadas com a participação em cursos complementares à graduação. “Temos diversas ferramentas, como a inserção do farmacêutico no controle da infecção hospitalar, padronização dos medicamentos, desde a aquisição à dispensação, transcrição da receita, farmacovigilancia, interação medicamentosa, farmacoeconomia. Como você vai partir para este enfrentamento?”, questionou, completando ser necessário dominar o assunto para não chegar de forma retraída no mercado de trabalho. “Estamos fazendo este papel, que é dar  oportunidade ao aperfeiçoamento e não apenas fiscalizando o exercício profissional”, revelou.

Já a conselheira federal, Léria Vieira, disse sentir-se feliz em poder contribuir com o aperfeiçoamento dos colegas, ressaltando o papel dos Conselhos Regional e Federal de capacitar e fiscalizar o exercício profissional, zelando pela prestação da assistência farmacêutica com qualidade para a população. “Brevemente teremos decisão do STJ garantindo que todas as farmácias hospitalares do Brasil, seja pública ou privada, tenham um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. Nós temos que garantir profissional capacitado, com condições de exercer este serviço”.

Ela ainda citou a posição do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, que derrubou decisão que isentava uma empresa do Rio Grande do Sul de seguir regra sobre tempo integral do farmacêutico nas distribuidoras de medicamentos.

Segundo o professor Josué, Rondônia é o vigésimo segundo estado a receber o curso. Em seguida serão Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ainda na abertura do curso, o professor fez a entrega e sessão de autógrafo do livro Atenção Farmacêutica – No uso seguro e racional do medicamento, de sua autoria. Os participantes ainda receberam o livro Farmácia Hospitalar – Coletânea de práticas e conceitos, ambos distribuídos pelo CFF.

O segundo módulo acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês sobre “Gestão de tecnologia em saúde”; o terceiro será nos dias 13 e 14 de julho sobre “Manipulação e fracionamento de medicamentos”; o quarto, sobre “Gestão de pessoas, lideranças e relacionamento interpessoal”, será nos dias 27 e 28; o quinto, sobre “Gestão da qualidade e riscos em saúde”, nos dias 10 e 11 de agosto; e o sexto, com “Atividades clínicas”, nos dias 24 e 25. O horário será sempre das 19h às 22h30, nas sextas-feiras; e das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos sábados.

: CRF-RO
Texto: Assessoria de Imprensa do CRF-RO