Está aberto desde esta segunda-feira (20) até a próxima sexta-feira (24) o registro de chapas com candidatos para a Diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) , composta por presidente, vice-presidente, secretário-geral e tesoureiro, para o biênio 2020/2021. De acordo com a Portaria Nº 05, do dia 15 deste mês, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o processo eleitoral acontecerá a partir das 12h (horário local) do dia 30 de março às 12h de 1º de abril, por meio de site eletrônico a ser divulgado. A posse está prevista para 30 de abril, após todos os trâmites legais. O mandato segue até 31 de dezembro de 2021.

Conforme estabelecido no cronograma, o período de inscrição é do dia 20 a 24 de janeiro de 2020. Contudo, devido ao feriado municipal em Porto Velho não haverá expediente na sexta-feira, na sede do Conselho, na capital. Na Seccional de Cacoal o atendimento acontecerá normalmente.

Para se inscrever, o farmacêutico deverá ser conselheiro regional efetivo, com mandato que abranja o período de gestão da Diretoria a ser eleita; ser brasileiro, estar com inscrição profissional definitiva no quadro de farmacêuticos aprovada pelo Plenário do CRF até a data de encerramento do prazo de inscrição de candidatos, não estar proibido de exercer a profissão, estar quites com a Tesouraria do CRF, ter no mínimo três anos de inscrição em CRF,  apresentar certidão da justiça estadual, federal, militar e eleitoral, essa última fornecida pelas zonas eleitorais, pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelo Tribunal Superior Eleitoral, onde não conste sentença condenatória transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, ainda que não transitada em julgado, consoante ao previsto na Lei Complementar nº 64/90 e na Lei Complementar n. 135/10; apresentar certidão da justiça estadual e federal onde também não conste sentença condenatória por improbidade administrativa transitada em julgado ou acórdão proferido por órgão judicial colegiado, ainda que não transitado em julgado; e apresentar declaração própria, sob as penas da legislação vigente, atestando que não tem qualquer outra causa de inelegibilidade, nos termos da Resolução/CFF n. 660/18.

Até a eleição e posse da nova Diretoria, o CRF-RO está sob a gestão de uma Junta Diretiva, formada pelos farmacêuticos:  conselheiro federal pelo Estado do Acre, Romeu Cordeiro Barbosa Neto (presidente); conselheiro pelo Distrito Federal, Forland Oliveira Silva (vice-presidente); e o conselheiro pelo Estado do Amazonas, Marcos Aurélio Ferreira da Silva (tesoureiro), nomeados pelo CFF.

Fonte: CRF-RO
Texto e Foto: Assessoria CRF-RO