A primeira brasileira a tomar a vacina contra a Covid-19 no País foi a enfermeira Mônica Calazans, em São Paulo, logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial. Além da CoronaVac, a vacina de Oxford também poderá ser aplicada emergencialmente no Brasil.

A campanha nacional de vacinação, conforme adiantou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, será iniciada na próxima quarta-feira (20), coincidentemente a data em que se comemora o Dia Nacional do Farmacêutico, um dos profissionais habilitados para aplicar a vacina.

“Os estudos científicos sobre as vacinas já têm mais de dois séculos. As vacinas possuem um papel importante para a saúde pública em nosso País e no mundo. As vacinas são extremamente seguras para uso após validação da Anvisa. A população não precisa ter medo ou qualquer dúvida sobre a qualidade das vacinas, pois a Anvisa tem total capacidade na validação das mesmas. Porém, mesmo com a vacinação, não podemos deixar de seguir os protocolos de distanciamento social: uso de máscara e álcool em gel”, observou o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia, Rogelio Barros.

Pelo menos seis milhões de doses da CoronaVac chinesa já estão no Brasil. Outros dois milhões de doses da vacina de Oxford devem chegar da Índia nesta semana.

A pandemia da Covid-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que retornou da Itália testou positivo para o SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Desde então, até este dia 18 de janeiro de 2021, foram confirmados 8.488.089 casos.

Em Rondônia já foram registrados 109.056 casos até esse dia 17. Totalizando 2.005 mortes.

Fonte: CRF-RO
Texto: Ascom CRF-RO