Com uma pauta contendo 14 itens, entre eles a criação da Comissão Parlamentar, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF-RO) realizou na sexta-feira (30) a 8ª Sessão Plenária do ano, ocasião em que o presidente Dr Rogelio Barros destacou a fiscalização do exercício profissional como uma das importantes ações do CRF-RO, com foco na ética e disciplina, para combater, por exemplo, a indução à compra de medicamentos sem comprovação da eficácia.

Destaque também foi dado à correta aplicação dos recursos, no valor de R$ 240 mil, repassados anualmente pelo Conselho Federal (CFF) para reforçar a fiscalização no Estado.

A pauta foi aberta com a apresentação do impacto do reajuste salarial concedido aos servidores do Conselho para este ano, seguindo com a aprovação da proposta orçamentária para 2021.

Além da criação e aprovação dos membros da Comissão Parlamentar, que tem como objetivo fazer gestão junto aos parlamentares de Rondônia sobre assuntos de interesse da classe farmacêutica que não são de competência do sindicato, também foi deliberada na Plenária a composição do Grupo Técnico de Estética em Saúde e das Comissões de  Farmácia Comunitária, Análises Clínicas, Farmácia Clínica e de Ensino.

O relatório da fiscalização realizada no mês de setembro, um total de 775, das quais 182 foram em estabelecimentos farmacêuticos de Porto Velho, assim como a aprovação das contas do CRF relativas ao terceiro trimestre de 2020, também fizeram parte da pauta.

Ainda na reunião, o vice-presidente do Conselho, Dr Enéias Marcelino da Rocha, alertou que durante a pandemia da Covid-19 foram dobrados os prazos para inscrição de farmacêuticos e de novas empresas até a extinção do Decreto de Calamidade.

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES

Análises Clínicas

Paulo José Giroldi
Marcela Cristina de Souza Silva
Rosiane de Souza Soares

Ensino

Nidiane Dantas Reis Prado
Rosicler Bauduino Nogueira
Vera Lucia Matias Gomes Geron

Farmácia Clínica

Luanda Dantas Meireles
Núbia Aparecida Marinho Inácio
Nilson Lopes Soares Júnior

Farmácia Comunitária

Elizandro Miranda
Abidá Vieira de Souza
Vaniu Barros Cavalcante Júnior

Parlamentar

Anny Gracielly Gomes G. Martins Horeay
Jackson Breda
Karla Leite Brunoro
Keila Lidiane Fouz Grotto

Grupo Técnico de Estética e Saúde

Ilma Elizabeth
Aldeíza Santos
Thayrine Campana

Fonte: CRF-RO
Texto e Fotos: Ascom CRF-RO