“Removendo as barreiras à inserção do farmacêutico nas políticas de vacinação”. Com este tema, a Federação Farmacêutica Internacional realiza nesta quinta-feira (5), a partir das 9h (horário de Brasília), debate virtual com o formato de entrevista, dando enfoque ao “Desenvolvimento de Políticas na Transformação da Vacinação Global e Regionalmente”, o 13º entre os 21 objetivos relacionados pela FIP no documento Objetivos de Desenvolvimento da Força de Trabalho Farmacêutica para a Educação em Farmácia, lançado em 2016 e reeditado em setembro deste ano. No documento, a FIP estabelece metas relevantes para áreas de prática e ciência, bem como para a força de trabalho e educação farmacêuticas. Para se inscrever gratuitamente acesse o link: https://bit.ly/2JhbVKd. O evento terá a participação do presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, e de representantes de entidades farmacêuticas de Israel e da Austrália.

Neste debate, a FIP discutirá o processo de desenvolvimento de políticas, identificação de barreiras e envolvimento com as partes interessadas para garantir que a vacinação pelos farmacêuticos seja acessível a todas as pessoas em todos os ambientes onde esses profissionais trabalham. Essa é a segunda de três séries de debates, e será composta por oito episódios que enfocarão os Objetivos de Desenvolvimento da FIP na perspectiva da vacinação e descreverão como os farmacêuticos e cientistas farmacêuticos pretendem cumprir a promessa de melhorar as taxas de vacinação em todo o mundo. A Série 2 identificará o alinhamento da meta de taxas de vacinação aprimoradas em todo o mundo por meio do uso da força de trabalho do farmacêutico com as Metas de Desenvolvimento da FIP.

O programa “Transformando a vacinação global e regionalmente” culminará na assinatura de um compromisso histórico da FIP e das organizações membros para transformar as vacinações global e regionalmente por meio da capacitação da força de trabalho, desde a graduação até o desenvolvimento contínuo. O objetivo principal é garantir que todos os farmacêuticos em todos os ambientes sejam capazes de administrar vacinas como uma parte padrão da prática farmacêutica. O conteúdo de cada uma das três séries fará parte de uma coleção publicada pela FIP que será usada para impulsionar a aceitação desse compromisso por farmacêuticos e cientistas farmacêuticos em todo o mundo.

Os moderadores do debate desta quinta-feira serão Ellen Schafheutle, professora do Centro de Política e Prática de Farmácia para Estudos da Força de Trabalho em Farmácia, Universidade de Manchester, no Reino Unido, e Chima Amadi, membro do Conselho de Farmacêuticos de Pessoal de Educação e Treinamento da Nigéria. Além do presidente do CFF, participarão como painelistas Howard Rice, presidente e oficial de ligação internacional da Associação Farmacêutica de Israel, e Shane Jackson, farmacêutico comunitário e consultor da Sociedade Farmacêutica da Austrália.

Fonte: Comunicação do CFF