Por meio da Portaria nº 1.927/2018, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Rondônia aprovou o Estatuto da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica (CPFT), instância de caráter
consultivo, deliberativo e de assessoria, vinculada à Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica. Pela mesma portaria também foi aprovado o Relatório Inicial da Relação Estadual de Medicamentos (Resme/RO 2018), que servirá de base para elaboração das demais atualizações.

De acordo com o coordenador de Gestão e Assistência Farmacêutica da Sesau, farmacêutico Álvaro Lazaretti (foto à direita), esta é a primeira vez que o Estado de Rondônia apresenta uma relação, fato que se deve a um árduo trabalho da CGAF durante um ano. “Antes era publicada apenas uma lista”, observou Lazaretti.

Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), João Dias de Oliveira Júnior, diante do arsenal de medicamentos disponibilizados, faz necessário a padronização, o que requer também que os municípios sigam o exemplo do Estado com vistas à melhoria da assistência farmacêutica.

Por ocasião da 8ª Reunião Plenária do CRF-RO, nesta quinta-feira (1), João Dias destacou ainda a implantação do serviço Cuidado Farmacêutico na rede de saúde estadual, sob a gestão do gerente Álvaro Lazarretti e da farmacêutica Maíra Oliveira. Foi o próprio presidente do CRF-RO que intermediou as tratativas com o Conselho Regional do Paraná, onde o cuidado farmacêutico foi implantado, quebrando paradigmas com a instalação de ambientes próprios para consultas farmacêuticas.
Confira no Diário Oficial do Estado do dia 26 de outubs ro, da página 210 à 263.

Texto e Foto: Assessoria CRF-RO