Por meio de uma live, com a participação de farmacêuticos, acadêmicos, conselheiros regionais, Diretores do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) e do presidente do CRF-SP, Dr Marcos Machado, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (1) a Academia Virtual de Farmácia de Rondônia, que tem por objetivo possibilitar o aos profissionais inscritos nos Conselhos acesso gratuito a conteúdos elaborados pela Academia do CRF paulista com a proposta de ampliar o conhecimento em diversas áreas da saúde, em especial da Farmácia. No lançamento, o presidente do CRF-RO Dr Rogelio Barros e o vice-presidente Dr Enéias Rocha destacaram a importância desta parceria, reforçando que quem ganha são os farmacêuticos, considerando a quantidade de atividades ofertadas. Eles ainda observaram que a academia, entre outras ações do CRF-RO, como o Congresso Virtual realizado em abril, mostra que o Conselho não está comprometido apenas com fiscalizações, mas também em trazer inovações, possibilitando o aperfeiçoamento profissional sem se deslocar para outros Estados.

Para fazer login e senha, os farmacêuticos deverão acessar este link . O login deverá começar com ro (sigla de Rondônia em minúsculo) e o número da inscrição no CRF. No primeiro acesso o inscrito deverá usar a senha padrão, com o pré-fixo “@MUDAR@RO” mais o número de inscrição. Exemplo: @MUDAR@RO999. Após o primeiro acesso o inscrito deverá alterar a senha para uma nova de uso pessoal.

Em sua fala, o presidente do CRF-SP fez um relato sobre a criação da Academia Virtual de Farmácia, cuja proposta é trabalhar a capacitação profissional, levando conhecimento, principalmente neste período de pandemia, aos colegas fora de São Paulo, como campanhas de saúde, capacitações e cursos, contemplando também a parte da fiscalização. Segundo ele, entre 2018 e 2019 foram mais de 10 mil farmacêuticos atendidos. Dr Marcos Machado deixou claro que para participar é necessário estar com a inscrição atualizada junto ao Conselho.

Em tempos de pandemia, Marcos Machado vê como uma excelente oportunidade a parceria com o CRF-RO por compartilhar com os farmacêuticos rondonienses diversos campos de atuação contemplados nos materiais produzidos, que podem ser impressos, assim como os certificados.

FARMACÊUTICO NO PÓS-PANDEMIA

Após o lançamento da Academia Virtual, o live seguiu com a participação do mestre em Ciências Farmacêuticas Kauê César Sá Justo falando sobre a contribuição do farmacêutico no período pós-pandemia. Descomplicando a Farmácia Clínica ele resumiu que para evitar superlotação nas unidades hospitalares a visão do farmacêutico deve estar voltada ao paciente e não ao lucro, com o intuito de controlar doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, hipertensão e diabetes, que são responsáveis por 35 milhões de mortes por ano, apesar de grande parte ser evitável.

O aumento dos casos de depressão, ansiedade e do abuso do uso de bebidas alcoólicas também foi citado por Kauê César como reflexo da pandemia, que apesar dos efeitos negativos contribuiu  também como aumento em 300% dos testes rápidos, não apenas para detecção da Covid-19, mas também para outras reações, como hemoglobina glicada, que identifica altos níveis de glicemia durante períodos prolongados.

Assista à live completa abaixo: